David Ricardo   |   26/02/2002 17:19

Em 19 de maio o Brasil terá sua primeira santa, Madre Paulina

Em 19 de maio o Brasil tera sua primeira santa, Madre Paulina O Vaticano definiu hoje a data de canonizacao (procedimento de transformacao e

O Vaticano definiu hoje a data de canonização (procedimento de transformação em santo) daquela que será a primeira santa brasileira. Trata-se de Madre Paulina. A cerimônia ocorrerá no dia 19 de maio, em Roma.

Nascida em Vigolo Vattaro, em Trento (Itália), em 1865, Amabile Lúcia Visintainer veio para o Brasil com a família em 1875. Junto com outros imigrantes, ela e seus familiares fundaram em Santa Catarina a cidade de Nova Trento. Amabile abraçou a missão religiosa em 1890, tratando de enfermos. Posteriormente, aos 38 anos de idade, mudou-se para São Paulo, onde fundou a Congregação Imaculada Conceição. Continuou seu trabalho abnegado junto a doentes e à gente humilde. Ao fazer seus votos, adotou o nome religioso de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Faleceu na capital paulista em 1942.

A causa pela transformação de Madre Paulina em santa iniciou-se em 1965. Em fevereiro de 88 foi declarada “Venerável” e em 18 de outubro de 91 foi canonizada pelo Papa João Paulo II, na ocasião de sua vinda ao Brasil. Dentre os muitos documentos encaminhados à Santa Sé, destacam-se dois milagres professados em nome de sua fé: a cura de Eluíza de Souza, de Imbituba (SC), e da menina Iza Bruna Vieira de Souza, de Rio Branco (AC).

O santuário de Madre Paulina, na cidade de Nova Trento (próxima a Brusque), é o segundo destino de turismo religioso mais procurado do país, atrás apenas da cidade de Aparecida do Norte (SP), onde fica a Basílica Nacional. Todos os meses, cerca de 20 mil peregrinos visitam a cidade. Todo segundo domingo de julho acontece uma celebração em sua homenagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.