Paulo Guilherme   |   24/06/2005 09:09

MT coordena pesquisa sobre turismo indígena

MT coordena pesquisa sobre turismo indigena A secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yeda Marli de Oliveira Assis, vice-pr

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, vice-presidente de Relações Internacionais do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, inicia ainda este mês uma pesquisa de âmbito nacional sobre iniciativas ligadas ao turismo indígena.

O objetivo da pesquisa é valorizar a cultura, auxiliar na elaboração de políticas públicas, regulamentar, normatizar e incentivar a prática do etnoturismo junto às comunidades indígenas brasileiras. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Brasil tem 345 mil índios distribuídos entre 215 sociedades indígenas.

A pesquisa será feita inicialmente em base documental e a partir de entrevistas para conhecer os projetos que já propõem convivências indígenas, sejam eles regulamentados ou não. "A meta é identificar as necessidades, o potencial para o turismo e apoiar as iniciativas para que sejam viabilizadas de forma sustentável nos aspectos econômico, ambiental e social", afirma Yêda.

A secretária desenvolveu no Mato Grosso o Roteiro Xingu, que permite a convivência dos turistas com as comunidades Trumai e Waurá, que vivem no Parque Nacional do Xingu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Paulo Guilherme

Paulo Guilherme tem 52 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS