Paulo Guilherme   |   24/06/2005 09:09

MT coordena pesquisa sobre turismo indígena

MT coordena pesquisa sobre turismo indigena A secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yeda Marli de Oliveira Assis, vice-pr

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, vice-presidente de Relações Internacionais do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, inicia ainda este mês uma pesquisa de âmbito nacional sobre iniciativas ligadas ao turismo indígena.

O objetivo da pesquisa é valorizar a cultura, auxiliar na elaboração de políticas públicas, regulamentar, normatizar e incentivar a prática do etnoturismo junto às comunidades indígenas brasileiras. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Brasil tem 345 mil índios distribuídos entre 215 sociedades indígenas.

A pesquisa será feita inicialmente em base documental e a partir de entrevistas para conhecer os projetos que já propõem convivências indígenas, sejam eles regulamentados ou não. "A meta é identificar as necessidades, o potencial para o turismo e apoiar as iniciativas para que sejam viabilizadas de forma sustentável nos aspectos econômico, ambiental e social", afirma Yêda.

A secretária desenvolveu no Mato Grosso o Roteiro Xingu, que permite a convivência dos turistas com as comunidades Trumai e Waurá, que vivem no Parque Nacional do Xingu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.