Brasileiro disputa a presidência do Bid
Brasileiro disputa a presidencia do Bid BRASILIA - Nesta quarta-feira comeca a eleicao para a escolha do nome do novo presidente
José Carlos Miranda, secretário de assuntos internacionais do Ministério do Planejamento e coordenador da campanha de Sayad, diz que a escolha foi feita baseada no currículo do economista e também no perfil desejado para o novo presidente do Bid.
O Banco Interamericano é uma instituição financeira que apóia o desenvolvimento econômico e social dos países da América Latina e Caribe, criada em 1959 e tem sua sede em Washington. No Brasil, o investimento previsto no período de 2004-2007 chega a US$ 6 bilhões. Desde 1961 foram concedidos 315 empréstimos para o Brasil em um total de U$ 28,9 bilhões.
Segundo Miranda, João Sayad tem larga experiência em finanças no setor público e privado, possuindo grandes chances de conseguir a nomeação. Após se tornar presidente do banco, o candidato passa a defender os interesses de vários países e não só daquele a qual pertence, tornando-se presidente de uma instituição cujo principal objetivo é o desenvolvimento social e econômico.
Miranda confirma o apoio da Argentina ao candidato brasileiro, além do apoio de outros países, como a França e o Chile e acredita que a decisão possa sair logo nesta quarta-feira. O atual presidente, Enrique Iglesias, reeleito três vezes consecutivas, entrega o cargo no dia 30 de setembro.