Câmara conhece "Excelência em Turismo"
Camara conhece "Excelencia em Turismo" A Comissao de Turismo e Desporto da Camara dos Deputados, sob a presidencia do deputado Ant
O Projeto “Excelência em Turismo - aprendendo com as melhores experiências internacionais” começou em 2004, por iniciativa do Ministério do Turismo e conta com a parceria da Embratur e do Sebrae, tendo como objetivo principal a visita aos destinos mundiais de turismo considerados de qualidade operacional voltados para o turismo de aventura, de mergulho, pesca esportiva, turismo cultural e religioso e também para o ecoturismo.
Segundo explicações dadas na audiência, a primeira etapa do projeto inclui a visita técnica a seis diferentes destinos internacionais, reconhecidos pela excelência dos seus produtos turísticos. Cada viagem tem a duração de nove a 16 dias e conta com a participação de 12 operadores de turismo especialistas no tema da visita, que deverão multiplicar os conhecimentos adquiridos por meio de relatórios, seminários, materiais impressos e oficinas.
Os destinos propostos são a Costa Rica e Peru, excelências em ecoturismo; a Nova Zelândia, excelência em turismo de aventura; a Argentina, excelência em pesca esportiva; o México, excelência em mergulho; e a Espanha, excelência em turismo cultural. As viagens tiveram início em maio deste ano e já foram visitados países como a Costa Rica, o Peru, o México e a Nova Zelândia. E ainda estão previstas para este ano viagens para Espanha e Argentina.
Para preencher os critérios de seleção dos participantes, a empresa precisa ser cadastrada no Ministério do Turismo; ter sede e atuar nos destinos e segmentos turísticos específicos de cada visita técnica; contar com pelo menos três anos de existência e comprovação de atuação profissional; ter capacitação comprovada para recepção de turistas estrangeiros; apresentar carta de referência e/ou comprovação de trabalhos realizados, emitidos por entidade representativa do turismo; e comprovar, no mínimo, 50% do faturamento da empresa referente à prática de turismo receptivo.
Buscando contribuir com a melhoria do projeto, o deputado André Figueiredo, autor do requerimento para a execução da audiência pública, sugeriu o mapeamento dos principais pontos do turismo de aventura nacionais, como forma de facilitar a certificação e o controle da qualidade dos produtos oferecidos. A agregação dos produtos artesanais brasileiros aos pacotes turísticos e a elaboração de viagens que incluam vários destinos no Brasil, também fizeram parte das propostas do deputado Figueiredo.
O deputado Vadinho Baião elogiou a iniciativa de buscar a excelência do turismo mundial, visando tornar o nosso produto turístico cada vez mais profissional e eficaz, sendo essencial o envolvimento dos pequenos operadores de turismo brasileiros no projeto, que são os principais receptivos do visitante internacional no nosso País.