Márcia Tuna   |   18/10/2005 22:21

Câmara conhece "Excelência em Turismo"

Camara conhece "Excelencia em Turismo" A Comissao de Turismo e Desporto da Camara dos Deputados, sob a presidencia do deputado Ant

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, sob a presidência do deputado Antônio Cambraia, realizou nesta 3ª feira, dia 18, a Audiência Pública para discutir o Projeto “Excelência em Turismo - aprendendo com as melhores experiências internacionais”, tendo como convidados o diretor de Turismo, Lazer e Incentivo da Embratur, Airton Nogueira Pereira, o presidente da Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, José Zuquim, e Daniela Bitencourt, coordenadora do Projeto - Sebrae Nacional. Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur, não pôde comparecer.

O Projeto “Excelência em Turismo - aprendendo com as melhores experiências internacionais” começou em 2004, por iniciativa do Ministério do Turismo e conta com a parceria da Embratur e do Sebrae, tendo como objetivo principal a visita aos destinos mundiais de turismo considerados de qualidade operacional voltados para o turismo de aventura, de mergulho, pesca esportiva, turismo cultural e religioso e também para o ecoturismo.

Segundo explicações dadas na audiência, a primeira etapa do projeto inclui a visita técnica a seis diferentes destinos internacionais, reconhecidos pela excelência dos seus produtos turísticos. Cada viagem tem a duração de nove a 16 dias e conta com a participação de 12 operadores de turismo especialistas no tema da visita, que deverão multiplicar os conhecimentos adquiridos por meio de relatórios, seminários, materiais impressos e oficinas.

Os destinos propostos são a Costa Rica e Peru, excelências em ecoturismo; a Nova Zelândia, excelência em turismo de aventura; a Argentina, excelência em pesca esportiva; o México, excelência em mergulho; e a Espanha, excelência em turismo cultural. As viagens tiveram início em maio deste ano e já foram visitados países como a Costa Rica, o Peru, o México e a Nova Zelândia. E ainda estão previstas para este ano viagens para Espanha e Argentina.

Para preencher os critérios de seleção dos participantes, a empresa precisa ser cadastrada no Ministério do Turismo; ter sede e atuar nos destinos e segmentos turísticos específicos de cada visita técnica; contar com pelo menos três anos de existência e comprovação de atuação profissional; ter capacitação comprovada para recepção de turistas estrangeiros; apresentar carta de referência e/ou comprovação de trabalhos realizados, emitidos por entidade representativa do turismo; e comprovar, no mínimo, 50% do faturamento da empresa referente à prática de turismo receptivo.

Buscando contribuir com a melhoria do projeto, o deputado André Figueiredo, autor do requerimento para a execução da audiência pública, sugeriu o mapeamento dos principais pontos do turismo de aventura nacionais, como forma de facilitar a certificação e o controle da qualidade dos produtos oferecidos. A agregação dos produtos artesanais brasileiros aos pacotes turísticos e a elaboração de viagens que incluam vários destinos no Brasil, também fizeram parte das propostas do deputado Figueiredo.

O deputado Vadinho Baião elogiou a iniciativa de buscar a excelência do turismo mundial, visando tornar o nosso produto turístico cada vez mais profissional e eficaz, sendo essencial o envolvimento dos pequenos operadores de turismo brasileiros no projeto, que são os principais receptivos do visitante internacional no nosso País.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.