Márcia Tuna   |   31/10/2005 10:15

Especialistas discutem em Foz nossas fronteiras

Especialistas discutem em Foz nossas fronteiras Comeca na proxima quarta-feira (02) e segue ate sexta-feira (04) em Foz do Iguacu, o II Semi

Começa na próxima quarta-feira (02) e segue até sexta-feira (04) em Foz do Iguaçu, o II Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras (Frontur), o mais importante fórum de discussões e debates sobre questões relacionadas ao tráfego fronteiriço.

A proposta sobre a criação de passaporte comum para o livre trânsito de turistas dentro do Mercosul será um dos temas que merecerão maior atenção, por ser uma das principais reivindicações das comunidades fronteiriças, segundo Felipe Gonzalez, presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), entidade anfitriã e que compõe o Comitê Organizador do evento, juntamente com o Ministério do Turismo, Sindhotéis, ABIH-PR Regional Oeste, Centro Universitário Franciscano (Unifra), Sindetur, Abav e Instituto Pólo Iguassu.

De acordo com Gonzalez, à medida que forem estabelecidas normas compatíveis entre um país e outro, haverá um avanço significativo e consistente, sobretudo na Tríplice Fronteira. "O Frontur é oportuno para retomar diversas discussões levantadas anteriormente pelo Pólo Iguassu, região que abrange uma população superior a um milhão de habitantes no Brasil, Paraguai e Argentina", declara.

A primeira edição do Frontur ocorreu em agosto de 2004. O encontro foi realizado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e contou com a participação de representantes da Espanha, Uruguai e Portugal. "O seminário nasceu com a proposta de iniciar o debate em torno da criação de um fórum nacional sobre o assunto, chamar a atenção para a realidade das regiões de fronteira e suas peculiaridades e buscar decisões políticas, parcerias e comprometimentos que possam desenvolver o turismo", disse o presidente do Sindhotéis e coordenador do Frontur 2005, Luiz Antonio Rolim de Moura.

Cerca de 400 pessoas estão sendo esperadas para o evento, entre representantes de entidades ligadas ao turismo, Ministério das Relações Exteriores, Receita Federal, Ministério da Justiça, autoridades e universitários. A programação completa do seminário está disponível na internet no site www.frontur.iguassu.org.br. As inscrições são gratuitas, porém, devem ser realizadas através do web site.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.