Conheça os pontos fortes e fracos de SP
Conheca os pontos fortes e fracos de SP O Estado de Sao Paulo lancou ontem seu plano de marketing para o turismo. O secretario de Turismo, F
A pesquisa realizada para a confecção do plano identificou os pontos fortes e fracos do turismo no Estado. Muitos deles quase de domínio público, mas pela primeira vez listados em uma estratégia macro.
PONTOS FRACOS
Baixo conhecimento pelo público consumidor (turistas do Estado, do País e do Exterior) dos atrativos turísticos
Ausência de uma política de divulgação
Municípios não têm consciência da força da regionalização para impulsionar o turismo
São Paulo tem a imagem de turismo de negócios e compras e não tem tradição no turismo de lazer, não sendo, assim, lembrado na hora da escolha por parte do viajante
PONTOS FORTES
Infra-estrutura: do acesso via rodovias ou aeroportos aos hotéis e setores de alimentação e serviços, o Estado tem uma das melhores estruturas para receber o turista no País
Diversidade de produtos: o Estado tem de praias ao ecoturismo, das compras à cultura e história, da vida rural às viagens glamourosas, o que acaba com uma grande problema que outros Estados apresentam, a sazonalidade
A meta do plano é transformar São Paulo em opção viável às diversas modalidades de turismo. A Secretaria de Turismo dispõe de R$ 10 milhões para o plano, mas contará com parcerias do Ministério do Turismo, municípios, entidades, como o São Paulo Convention & Visitors Bureau, e iniciativa privada. O plano também contempla eventos e seminários para o trade, publicações e o Salão Paulista de Turismo, de 22 a 26 de março, no Memorial da América Latina. O salão apresentará os produtos das oito macro-regiões definidas pelas Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista: Capital Expandida (39 municípios), Centro-Norte (93), Centro-Oeste (143), Custa Alto Paranapanema (79), Entre Rios (139), Estradas e Bandeiras (90), Vertente Oceânica Norte (39) e Vertente Oceânica Sul (23).