Artur Luiz Andrade   |   06/12/2005 10:55

Conheça os pontos fortes e fracos de SP

Conheca os pontos fortes e fracos de SP O Estado de Sao Paulo lancou ontem seu plano de marketing para o turismo. O secretario de Turismo, F

O Estado de São Paulo lançou ontem seu plano de marketing para o turismo. O secretário de Turismo, Fernando Longo, reuniu convidados no Memorial da América Latina e apresentou o primeiro plano que o Estado já fez para o setor, com o slogan São Paulo é tudo. O mote visa destacar que São Paulo é um destino completo – falta divulgação para que os turistas tenham essa percepção e incluam as cidades do Estado em suas opções de férias e viagens de lazer. O plano vai incluir desde a criação de um portal até a instalação de quiosques de informação pelo Estado. Anúncios na TV e em diversos veículos, a criação do Disque Turismo e uma caravana promocional, distribuindo brindes e divulgando o Estado também fazem parte do plano. Assim como a Bahia, São Paulo vai criar um programa de fidelidade, que dará descontos em estabelecimentos para quem for acumulando carimbos em seu passaporte especial.

A pesquisa realizada para a confecção do plano identificou os pontos fortes e fracos do turismo no Estado. Muitos deles quase de domínio público, mas pela primeira vez listados em uma estratégia macro.

PONTOS FRACOS

Baixo conhecimento pelo público consumidor (turistas do Estado, do País e do Exterior) dos atrativos turísticos

Ausência de uma política de divulgação

Municípios não têm consciência da força da regionalização para impulsionar o turismo

São Paulo tem a imagem de turismo de negócios e compras e não tem tradição no turismo de lazer, não sendo, assim, lembrado na hora da escolha por parte do viajante

PONTOS FORTES

Infra-estrutura: do acesso via rodovias ou aeroportos aos hotéis e setores de alimentação e serviços, o Estado tem uma das melhores estruturas para receber o turista no País

Diversidade de produtos: o Estado tem de praias ao ecoturismo, das compras à cultura e história, da vida rural às viagens glamourosas, o que acaba com uma grande problema que outros Estados apresentam, a sazonalidade

A meta do plano é transformar São Paulo em opção viável às diversas modalidades de turismo. A Secretaria de Turismo dispõe de R$ 10 milhões para o plano, mas contará com parcerias do Ministério do Turismo, municípios, entidades, como o São Paulo Convention & Visitors Bureau, e iniciativa privada. O plano também contempla eventos e seminários para o trade, publicações e o Salão Paulista de Turismo, de 22 a 26 de março, no Memorial da América Latina. O salão apresentará os produtos das oito macro-regiões definidas pelas Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista: Capital Expandida (39 municípios), Centro-Norte (93), Centro-Oeste (143), Custa Alto Paranapanema (79), Entre Rios (139), Estradas e Bandeiras (90), Vertente Oceânica Norte (39) e Vertente Oceânica Sul (23).

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