Márcia Tuna   |   02/03/2006 11:56

Itamaraty resiste ao fim do visto

Itamaraty resiste ao fim do visto BRASILIA - A suspensao dos vistos para os turistas norte-americanos tem sido defendida pelo ministro do T

BRASÍLIA - A suspensão dos vistos para os turistas norte-americanos tem sido defendida pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, mas encontra resistência no Itamaraty. Mares Guia deseja aumentar a presença de turistas norte-americanos no Brasil, pois são os turistas que mais gastam em dólares em viagens. Para o ministro, a exigência de visto seria um grande impedimento para a atração de norte-americanos para o Brasil.

Porém os ministérios do Exterior e do Turismo não têm a mesma visão sobre a possível revogação da exigência de visto de entrada para os turistas dos EUA. Para o ministro Celso Amorim é difícil crer na possibilidade de uma mudança na política de reciprocidade, tradicionalmente adotada pelo governo brasileiro. Segundo o diplomata, não existe nenhum tipo de negociação entre os dois governos para a suspensão do visto de entrada para os turistas norte-americanos.

O chanceler brasileiro mostrou que não é contra a mudança do processo do visto com os Estados Unidos, desde que seja dentro de uma negociação recíproca. Ele lembrou que no passado, quando a França passou a exigir visto de entrada para os turistas brasileiros, o princípio de reciprocidade foi imediatamente adotado pelo Brasil. O visto de entrada só foi suprimido anos mais tarde, em comum acordo entre os governos de ambos os países.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.