Especial para o Portal PANROTAS Márcia Tuna   |   01/03/2006 14:11

MTur volta a defender fim de visto norte-americano

MTur volta a defender fim de visto norte-americano Na semana passada, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, enviou a Casa Civil um

Na semana passada, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, enviou à Casa Civil um anteprojeto de lei que altera a chamada Lei de Reciprocidade sobre vistos para cidadãos estrangeiros, visando acabar com a exigência de visto no Brasil para turistas norte-americanos. O projeto foi enviado à chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e será submetido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai dar a palavra final sobre o envio do projeto ou não ao Congresso Nacional.

Para Mares Guia, a Lei da Reciprocidade engessa o turismo no Brasil por não facilitar o ingresso de estrangeiros, tornando-se um obstáculo para o crescimento desse setor da economia.

Segundo o princípio da reciprocidade previsto na legislação, o Brasil exige de outras nações o mesmo que lhe é cobrado. O Brasil também passou a exigir recentemente visto de entrada no país para os cidadãos mexicanos, depois que o México adotou a exigência, pressionado pelos Estados Unidos por causa da entrada ilegal de brasileiros via fronteira mexicana.

O ministro do Turismo afirmou que a Lei de Reciprocidade não tem mais razão de existir, porque os tempos são outros. Ele é contra também cobrar US$ 100 por cada visto concedido a um cidadão norte-americano para entrar no Brasil – o mesmo preço cobrado pelos norte-americanos para conceder visto aos brasileiros. Os números mostram que o Brasil hoje é pouco visitado por turistas dos EUA. Em 2004, cerca de 706 mil americanos estiveram no país. Esse número representa apenas 1,2% dos 61,5 milhões de norte-americanos que fizeram viagens internacionais. “O Brasil é visitado por 700 mil americanos há anos. É uma estatística estagnada. Se a lei mudar, o número de turistas norte-americanos subirá para dois milhões”, disse Mares Guia.

Porém, o Ministério das Relações Exteriores informou que o Itamaraty é a favor da manutenção da Lei de Reciprocidade, "que é o pilar da história da diplomacia brasileira". Se for para flexibilizar a lei, o Itamaraty quer dar a última palavra sobre a dispensa do visto, e não o Ministério do Turismo. O visto seria concedido de acordo com o interesse político e econômico, fatores que seriam levados em conta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Márcia Tuna

Márcia Tuna tem 162 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS