Comissão da Câmara vota criação de pólos na BA
Comissao da Camara vota criacao de polos na BA A Comissao de Turismo e Desporto da Camara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira (19),
Os projetos prevêem ainda a criação do Programa Especial de Desenvolvimento e Turismo da Bahia, que terá a participação dos governos estadual e federal. O programa implantará os seguintes incentivos ao desenvolvimento regional: igualdade de tarifas, fretes e seguros; linhas de crédito para o financiamento das atividades prioritárias; subsídios, remissões, isenções e redução de tributos federais concedidos para o desenvolvimento de atividades produtivas. Esses benefícios serão concedidos mediante análise do impacto orçamentário-financeiro no primeiro ano de funcionamento e nos dois seguintes; da comprovação de adequação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); e da demonstração de que a isenção de tributos foi considerada na estimativa de receita da Lei Orçamentária Anual (LOA) e não afetará as metas de resultados fiscais do período.
Apenas dois deles receberam pareceres pela aprovação: o que cria o pólo de desenvolvimento da região Nordeste (PLP 314/05) e da região do Baixo Médio São Francisco (PLP 318/05). Ambos foram relatados pelo deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que sugeriu mudanças nos nomes dos dois pólos. O primeiro passaria a se chamar Pólo de Paulo Afonso, e o segundo, Pólo de Juazeiro. Os outros quatro projetos, que criam pólos de desenvolvimento nas regiões de Piemonte da Diamantina (313/05), de Paraguaçu (315/05), da Chapada Diamantina (316/05) e do Reconcavo Sul (317/05) foram relatados pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), que recomenda a rejeição das propostas.
O deputado lembra que, segundo jurisprudência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, são inconstitucionais os projetos de lei de autoria de deputado ou senador que autorizam o Poder Executivo a tomar determinada providência da sua competência exclusiva.