Felipe Niemeyer   |   04/06/2009 16:27

Governos do Rio reafirmam compromissos para 2014

O Governo do Estado e a prefeitura assumiram um conjunto de compromissos que garantem importantes investimentos de infraestrutura para que a cidade seja a capital do Campeonato Mundial de Futebol.

Depois da escolha do Rio de Janeiro como uma das sedes da Copa de 2014, o governo do Estado e da Prefeitura assumiram hoje um conjunto de compromissos que garantem importantes investimentos de infraestrutura para que a cidade seja a capital do Campeonato Mundial de Futebol. Durante a cerimônia realizada no Palácio da Cidade, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes reafirmaram o interesse em abrigar a sede da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Centro de Mídia, além de ter o Maracanã como o estádio para a grande final.

O Rio de Janeiro está reivindicando a partida final da Copa do Mundo. Para tanto, os investimentos previstos podem chegar a R$ 400 milhões, que prometem melhorar o Maracanã e promover obras no entorno do estádio. A proposta é transformar o Maracanã em uma grande área de lazer, integrando o estádio à Quinta da Boa Vista. As obras serão feitas em conjunto pelo Poder Público com a iniciativa privada. O Palácio Laranjeiras e o Palácio da Cidade estão sendo oferecidos pelo Governo e pela Prefeitura, respectivamente, para abrigar a sede da Fifa durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

“O que estamos fazendo hoje é renovar os compromissos. O Rio deseja ter aqui a sede da Fifa, o Centro de Mídia e também oferece um equipamento que pode qualificar ainda mais a cidade que é o Museu do Futebol, com a sede definitiva da CBF e um novo centro de treinamento da seleção brasileira na cidade do Rio de Janeiro, além do Centro de Mídia”, disse o prefeito Paes.

“O Maracanã renovado será concessionado, assim como todos os estádios da Copa por decisão da Fifa. Eu acredito que futebol se traduz em negócios”, declarou o governador Cabral.

O projeto privilegia também a revitalização urbana, econômica, social e ambiental da cidade. Alguns investimentos foram considerados estratégicos pelo comitê organizador da Copa, como a construção do Arco Metropolitano, a ligação do metrô até a Barra, passando pelo Jardim Botânico, pela Gávea e por São Conrado. Também será necessário criar corredores de ônibus articulados entre a Barra e a Penha e a reforma dos terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Todas as despesas foram incluídas na carta-compromisso assinada nesta quinta-feira.

A construção do Centro de Mídia do projeto Rio de Janeiro para a Copa 2014 será na Barra da Tijuca. Lá serão instaladas as principais redes operadores de telefonia, satélites e fibra ótica, empresas de comunicações, emissoras de TV, e estúdios de cinema e vídeo reforçando a vocação da cidade como líder no setor de comunicações no Brasil. O governador Cabral, o prefeito Paes e o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, assinaram o termo de compromisso do dossiê de candidatura e carta remetida à Fifa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS