Felipe Niemeyer   |   07/07/2009 15:57

Caderno de Turismo (RJ) deve fomentar setor

O presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado João Pedro (DEM), informou que o “Caderno de Turismo” que está sendo elaborado deve ter como principal foco o desenvolvimento econômico dos municipios.

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro(Alerj), deputado João Pedro (DEM), informou que o “Caderno de Turismo” que está sendo elaborado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio deve ter como principal foco o desenvolvimento econômico dos municípios.

A sugestão foi feita durante a 5ª reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada na sede do Sebrae. O estudo, que pretende identificar, em parceria com a equipe de Economia da Federação de Comércio (Fecomércio) e com o Núcleo de Geografia da Universidade Estadual do Rio (Uerj), as potencialidades econômicas dos 92 municípios para o setor turístico, deverá ser concluído no mês de setembro.

Para o democrata, o caderno vai poder ajudar a comissão em suas duas principais vertentes: a regulamentação das leis gerais de turismo e a criação de propostas políticas para o desenvolvimento do setor no Estado. “O Rio precisa divulgar seus municípios e suas potencialidades e analisar o seu público-alvo para apresentar suas regiões”, explicou o parlamentar. Para João Pedro, outro importante ponto a ser trabalhado é a desburocratização de eventos. Segundo ele, qualquer mobilização que envolva mais de mil pessoas precisa ser autorizada pelo Corpo de Bombeiros situado na capital, gerando uma demora e complicação para os municípios mais distantes.

Tópicos relacionados