Felipe Niemeyer   |   31/07/2009 15:12

CNTur lança programa de qualificação no Rio

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e entidades do trade fluminense ligados ao órgão (ABIH-RJ e FC&VB do Rio de Janeiro) lançaram hoje, no Forte de Copacabana, a Rede Brasil de Qualificação em Turismo.

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e entidades do trade fluminense ligados ao órgão (ABIH-RJ e FC&VB do Rio de Janeiro) lançaram hoje, no Forte de Copacabana, a Rede Brasil de Qualificação em Turismo, voltado em um primeiro momento para a capacitação de profissionais em diversas áreas do setor de turismo para a Copa do Mundo de 2014 e uma possível Olimpíada em 2016.

As ações da Rede Brasil de Qualificação, realizadas em parceria com as principais instituições acadêmicas do País, serão coordenadas pelo professor Mário Beni, doutor em Turismo pela USP. O objetivo do projeto, que tem âmbito nacional, é beneficiar cerca de cinco milhões de trabalhadores em 2,1 mil municípios. Nessa fase inicial, o foco está voltado para o Rio de Janeiro, em decorrência dos grandes eventos esportivos que já estão confirmados para a cidade: Jogos Mundiais Militares em 2013 e Copa de 2014. Os cursos deverão iniciar dentro de 60 dias.

O presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, destacou a necessidade de qualificação de mão de obra imediata para o setor e disse que a iniciativa privada “está fazendo o seu dever de casa” ao oferecer melhores condições de serviços nas áreas de hotelaria, receptivo, gastronomia, e outras tantas relacionadas ao setor.

A CNTur aproveitou a ocasião para apresentar a nova Plataforma Nacional do Turismo, projeto coordenado por Paulo Gaudenzi (consultor e ex-secretário de Turismo da Bahia), que visa identificar gargalos e buscar soluções para o desenvolvimento sustentável do setor; e a aprovação do Sistema “S”, Projeto de Lei do senador Leomar Quintanilha, que visa cumprir o principal objetivo da CNTur, que é a qualificação profissional, por meio da criação do Senatur (Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo) e Sestur (Serviço Social do Turismo).

Tópicos relacionados