PANROTAS Brasília   |   14/07/2009 19:34

Frente parlamentar da aviação define prioridade

Presidida pelo deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB), foi instalada oficialmente na Câmara dos Deputados, com adesão de 206 parlamentares, a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional.

Presidida pelo deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB), foi instalada oficialmente na Câmara dos Deputados, com adesão de 206 parlamentares, a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional. O objetivo do novo grupo é acompanhar nas comissões temáticas da casa todos os projetos que estão em tramitação que sejam de interesse da aviação regional. “Foi muito fácil formar a frente porque 60% dos deputados têm problemas de deslocamentos para chegar a Brasília. Somos escravos desse sistema verticalizado da malha aérea. Vamos condensar e dar celeridade aos projetos”, afirmou Rego Filho.

Entre as prioridades da nova frente parlamentar está a revisão do novo Código Brasileiro da Aviação Civil e a criação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – uma tarifa adicional de 1% que incidirá sobre o valor das passagens aéreas domésticas. “Vamos criar uma política pública para o setor. Falta sensibilidade do governo de entender que essas rotas precisam ser subsidiadas”, afirmou o parlamentar.

Favorável à desoneração fiscal da aviação regional, o deputado Acélio Casagrande (PMDB-SC) levará para frente a experiência de Santa Catarina que reduziu o ICMS para empresas que voam determinados trechos de baixa frequência. Já o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que também aderiu ao grupo, vê no desenvolvimento do segmento a possibilidade de “alavancar o turismo e viabilizar novos roteiros”.

“A capilaridade do nosso País depende do desenvolvimento desse setor”, apoiou do deputado Walter Ihoshi (DEM-SP). Para o representante da Infraero, Nélson Ribeiro, a aviação regional traria utilidade para uma gama de aeroportos existentes no interior do Brasil. “Torna-se muito custoso para Infraero manter aeroportos estratégicos, ligação regional, a maioria sem receber um único voo”, disse.

Também estiveram presentes na criação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional os assessores parlamentar do Ministério da Defesa, Ney Muller, e da Anac, Leonardo Nera, além dos consultores do Ministério do Turismo, Ricardo Bezerra e Mário Gusmão, e do diretor parlamentar da Abav Nacional, João Quirino, que entregou a Vital do Rego carta de apoio do presidente da entidade Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká. “Não é saudável para o desenvolvimento nacional que o mercado aéreo se concentre nas asas de grandes empresas mais preocupadas na racionalização comercial de suas rotas do que propriamente em atender as necessidades de deslocamento de minorias populacionais. Esse é um mercado que só as pequenas podem atender”, dizia a carta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

PANROTAS Brasília

PANROTAS Brasília tem 1014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS