Marjori Schroeder   |   24/08/2009 15:21

Audiência debate turismo como atividade exportadora

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Turismo, Luiz Barretto, vão participar de audiência pública, amanhã, dia 25, na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Turismo, Luiz Barretto, vão participar de audiência pública, amanhã, dia 25, na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. O motivo é o debate sobre a implantação na economia brasileira do conceito de equiparar o turismo receptivo brasileiro (todos aqueles que trazem turistas para o País) à atividade econômica exportadora: Projeto de Lei 1375/ 2007, dos deputados Otávio Leite (PSDB-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA) e Carlos Zarattini (PT-SP).

De acordo com o deputado Otávio Leite, a proposta parte do seguinte princípio: "quem traz turistas, traz divisas para o País. Portanto, merece os mesmos benefícios que as empresas brasileiras que exportam produtos manufaturados já usufruem. Tais como, incentivos fiscais, financiamento e tratamento tributário diferenciado”. Leite propôs a audiência em razão da grande demanda do setor turístico brasileiro e por ser uma reivindicação antiga de empresas do ramo. A audiência está marcada para as 14h, no anexo 2 da Câmara.

Foram convidados para o debate: o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto; o presidente da Brazilian Incoming Travel Organization (Bito), Roberto Dutra; a gerente de Investimento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex), Márcia Nejaim; o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Edson Lupatini Junior; o presidente da ABIH Nacional, Álvaro Brito Bezerra de Mello; além de representantes da Abav; da Abeoc; da Braztoa e da Associação de Comércio Exterior do Brasil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marjori Schroeder

Marjori Schroeder tem 4553 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS