Marjori Schroeder   |   05/08/2009 21:19

Conheça os projetos que Michel Temer recebeu do Fornatur

Os resultados do primeiro encontro entre a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) foram entregues ao presidente da Câmara

Os resultados do primeiro encontro entre a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) foram entregues, na tarde de hoje (5/8), ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. Além da presença da presidente do Fornatur, Nilde Brun, e dos membros do fórum, participaram da reunião o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o presidente da CTD, deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

As autoridades solicitaram o apoio de Temer na inclusão imediata na pauta de votações da Câmara para os projetos de lei que estão tramitando na casa, como o PL 5121/2001, que regulamenta a atividade dos agentes de viagens. Na oportunidade, Temer garantiu que esse tema passará a tramitar em regime de prioridade com urgência e deve aguardar entrar na pauta para ir à votação no plenário. Outra reivindicação foi para o PL 178/2007 do deputado Otavio Leite e seus vinculados PL 3059/2008 e PL 4652/2009, do deputado Carlos Eduardo Cadoca, e PL 4010/2008 do deputado Cândido Vaccarezza, que apontam sobre a flexibilização da concessão de vistos aos turistas estrangeiros.

No que se refere a esse assunto, o deputado Marcelo Teixeira reunirá os três projetos, integrando as propostas. O ministro Barreto destacou a importância dessa proposta visando a Copa de Mundo de 2014 no Brasil. Barretto sugeriu que o visto para americanos volte a ser de dez anos e não mais de cinco, e que seja modernizado, podendo ser solicitado via internet.

O setor também solicitou apoio para o projeto que amplia dos atuais 20% para 49% a participação de capital estrangeiro nas empresas regionais de aviação, o projeto de lei é de autoria do então senador Paulo Otávio.

Outra solicitação foi para que seja alterado o artigo 2º da lei 9825 de 23 de agosto de 1999. Nesta proposta foi sugerido que os recursos provenientes do pagamento das taxas aeroportuárias permaneçam 50% para Infraero e os outros 50% - que hoje são repassados ao Tesouro Nacional - sejam transferidos para a Embratur visando a promoção do turismo brasileiro interno e também no Exterior.

A presidente da Fornatur reforçou que essas reivindicações atendem as necessidades do turismo brasileiro. Já o senador Quintanilha reiterou que as ações do legislativo são de suma importância para modernizar o desenvolvimento do turismo brasileiro. Afonso Hamm comunicou a criação de um grupo de trabalho com a integração da comissão, Fornatur e Ministério do Turismo para elaboração de um projeto de lei sobre a aviação regional, incluindo o aumento da participação do capital estrangeiro nestas empresas, bem como o subsídio cruzado e aos voos trans-fronteiriços regionais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marjori Schroeder

Marjori Schroeder tem 4553 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS