PANROTAS Brasília   |   25/08/2009 12:50

Líderes do trade apoiam visto eletrônico em Brasília

Em reunião na Comissão de Turismo e Desporto (CTD, da Câmara dos Deputados, hoje, em Brasília, os empresários e representantes de entidades ligadas ao Turismo discutiram a necessidade da flexibilização dos vistos com o presidente da CTD

Em reunião na Comissão de Turismo e Desporto (CTD), da Câmara dos Deputados, hoje, em Brasília, os empresários e representantes de entidades ligadas ao Turismo discutiram a necessidade da flexibilização dos vistos com o presidente da CTD, deputado Afonso Hamm, e parlamentares que apoiam o setor – deputado Otávio Leite e deputada Lídice da Mata.

Estavam presentes na reunião o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Norton Lenhart, o vice-presidente da ABIH, Alexandre Sampaio, o presidente da Resorts Brasil, Alexandre Zubaran, o diretor de Relações Partidárias da Abav, João Quirino, o assessor da presidência da CNC, Eraldo Alves da Cruz, o diretor executivo do Fohb, André Pousada, e o presidente da PANROTAS, José Guillermo Alcorta.

Eles decidiram apoiar o substitutivo apresentado pelo deputado Marcelo Teixeira, também integrante da CTD, que cria o visto eletrônico. Na oportunidade, também apresentaram um documento desenvolvido pela CNC sobre política de concessão de vistos para grandes países emissores.

No documento eles elencaram ainda quatro prioridades, que são: o visto eletrônico; a extinção da taxa de cobrança de visto; o apoio do PL 3059/2008 do deputado Carlos Eduardo Cadoca, que possibilita ao estrangeiro obter o visto já em solo brasileiro; e o apoio ao PL 01910/2007, do senador Paulo Octávio, que permite aos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores isentarem a exigência de visto quando houver interesse nacional.

Ao final do encontro, os empresários e representantes de entidades concluíram que seria importante apoiar o substitutivo para o visto eletrônico e conseguir a urgência urgentíssima, para que seja incluído na pauta de votação do período de 21 a 27 de setembro, quando a Casa comemorará a semana mundial do Turismo.

No mesmo período, o plenário da Câmara está votando três outros projetos de intertesse do setor – o da flexibilização dos vistos, o PL 5120/2001, que regulamenta a atividade dos agentes de viagens, e um terceiro projeto que ainda será definido.

Tópicos relacionados