Felipe Niemeyer   |   16/09/2009 22:45

Caio: "Há preconceito com o mercado sul-americano"

O presidente da São Paulo Turismo Caio Luiz de Carvalho, foi o palestrante de hoje na reunião do Conselho de Turismo da CNC, no Rio de Janeiro.

O presidente da São Paulo Turismo Caio Luiz de Carvalho, foi o palestrante de hoje na reunião do Conselho de Turismo da CNC, no Rio de Janeiro, quando falou sobre “O Turismo como valor econômico”. Segundo Carvalho, o turismo deve, antes de tudo, gerar lucro para empresários, fazer com que o turista realize seus sonhos e que seja um instrumento para o desenvolvimento sustentado. “Foi o que fizemos em São Paulo ao trabalhar o turismo dentro de um grande negócio que é o entretenimento, que funciona com a idéia de cluster, onde todos que trabalham ligados ao setor ganham, “até os que menos apóiam, como bancos, cartões de crédito e petróleo”, disse.

De acordo com ele, essa forma de trabalho vai além da ideia de que o turismo está restrito a companhias aéreas, transporte terrestre ou agências de viagens, e coloca São Paulo como um dos principais destinos turísticos do mundo. Outro ponto destacado por ele é o fato de o Brasil, junto com a Índia e a China, serem os únicos países do mundo com previsões de PIB positivo este ano. “Temos que aproveitar esse fato que é muito animador para a nossa atividade”, disse.

O País, segundo ele, ainda se beneficia de baixa vulnerabilidade externa, estabilidade monetária e política, responsabilidade fiscal, ambiente favorável a investimentos, crescimento do mercado de consumo e classe média com poder aquisitivo maior. “Em 2008 o País registrou US$ 32 bilhões em ingressos de investimentos estrangeiros, enquanto este ano, até junho, já ultrapassamos US$ 35 bilhões, por exemplo. Isso é extremamente animador para quem quer investir”, avaliou.

Carvalho disse como deverá comportar-se o turismo do amanhã. “Segundo a OMT, prevalecerão o turismo de curta distância, os produtos de Sol & Praia continuarão sendo uma commodity, mas deverão agregar valores (ecoturismo ou eventos, por exemplo), a segmentação vai aumentar com o surgimento de novos nichos de mercado, haverá a explosão de ofertas ao consumidor na internet e os viajantes, mais exigentes, avaliarão questões como sustentabilidade, responsabilidade social e tipicidade da cultura local”, avaliou.

“Devemos ter inteligência estratégica para customizar produtos para esses novos clientes. Mais de 149 paises concorrem com o Brasil atualmente, enquanto que em 1950 eram só 15”, afirmou o presidente da São Paulo Turismo e ex-ministro de Esporte e Turismo. Carvalho reafirmou a importância da continuidade de ações para fortalecer o turismo doméstico, que responde por 85% da receita total do turismo no País. “Até porque estamos distantes dos grandes emissores”, acrescentou.

Outra mudança necessária, na opinião do executivo, é “acabar com o preconceito com o mercado sul-americano”. “Entre 18 milhões e 19 milhões de sulamericanos viajam para o Exterior todos os anos e apenas 2,5 milhões vem ao Brasil. O MTur tem uma visão clara disso mas o preconceito existe”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS