Felipe Niemeyer   |   09/09/2009 10:00

Diálogo entre poderes beneficia trade fluminense

Diálogo entre poderes beneficia trade fluminense.

O trade carioca apresentou hoje iniciativas concretas que provam como o bom diálogo entre os governos do Estado e do município do Rio de Janeiro – inclusive com a esfera federal – beneficiam o setor. O lançamento do novo material promocional do Estado, por exemplo, conta com o apoio efetivo da iniciativa privada (leia mais). Mas os avanços provocados por esse bom relacionamento não param por aí.

Os governos compartilham do pensamento que o turismo é uma vocação do Rio e fundamental para o desenvolvimento do Estado e, nesse sentido, as parcerias com o setor privado são essenciais. A prefeitura aparou rusgas com o trade, garantindo a permanência da Feira da Abav na cidade por mais quatro anos, e acertando uma dívida financeira com o Rio CVB que já se arrastava por dez anos, por exemplo. “O trabalho em conjunto é fundamental para o turismo no Rio. Avançamos muito na relação com o trade, que precisava do respaldo do governo. E nós estamos aqui para dar esse respaldo”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, garantindo que, “daqui para frente o Rio terá muitos momentos de alegria”.

A Riotur e a Turisrio também passaram a compartilhar de uma mesma estratégia de promoção do destino, que agora é feita de forma conjunta nas feiras nacionais e internacionais, permitindo um discurso mais homogêneo e estimulando a participação dos empresários do setor. Segundo a secretária e Turismo do estado, Márcia Lins, essas parcerias no setor de turismo são “cada vez mais constantes”. “Essa união de forças maximiza resultados e resultam em economia de recursos públicos. Não estamos mais desperdiçando informação nem dinheiro", disse.

Figuras frequêntes nos eventos do setor agora tambem são vereadores e deputados das bancadas fluminenses. Prova de que o relacionamento político entre os governos e parlamentares também evoluiu e o diálogo com o próprio trade de turismo está mais próximo.

No turismo já há outros exemplos de parcerias com o setor privado, como a revitalização da área portuária do Rio - que contará, em grande parte, com o apoio do iniciativa privada -, a construção do maior aquário marinho da América Latina, a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, projetos sociais e de capacitação e formação de mão e obra, etc.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS