Felipe Niemeyer   |   08/09/2009 23:23

Parcerias viabilizam novo material promocional do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a secretária de Turismo do Estado, Márcia Lins e o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, lançaram hoje, no Pink Fleet, na Marina da Glória, o Guia do Rio na internet.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a secretária de Turismo do Estado, Márcia Lins e o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, lançaram hoje, no Pink Fleet, na Marina da Glória, o Guia do Rio na internet www.rioguiaoficial.com.br. Em um mês, segundo Mello, entram no ar as versões em inglês e em espanhol. A ocasião marcou também o lançamento da primeira edição da revista O Rio é de Vocês, bancada 100% pela iniciativa privada, e do novo material promocional do Estado, desenvolvido pela primeira vez em anos em parceria entre os governos do Estado (Turisrio) e do município (Riotur).

Segundo o secretário de Turismo da cidade, o Guia do Rio - a versão impressa é bimestral - foi requalificado e tematizado, ganhando espaços direcionadas a públicos específicos, como LGBT, crianças e portadores de necessidades especiais. O novo site reunirá todo o conteúdo do tradicional Guia do Rio, ao lado de novas ferramentas interativas, com atualização em tempo real e conexão com as principais redes sociais: Twitter, Facebook, Orkut, Flickr e Youtube. O internauta também participa na criação do conteúdo, dando dicas nos blogs temáticos do site.

A ferramenta também resolve uma das queixas do trade, que reclamava não ter informações atualizadas sobre eventos na cidade, de acordo com Mello. “É a tecnologia entrando para oferecer mais serviços ao trade e aos visitantes”, disse. O novo material impresso direcionado para o trade vem dentro de um case (caixa) com toda a folheteria (também em versão digitalizada). Em outro exemplo de parceria com a iniciativa privada, a EBX (do empresário Eike Batista) patrocinou a montagem de 5 mil cases com informações em inglês, francês, alemão e espanhol para distribuição para os profissionais do setor em eventos nacionais e internacionais.

O prefeito do Rio também ressaltou a importância do novo material: “os passageiros pesquisam na internet para escolher o destino", disse. Ele lembrou que ainda este ano o Rio também ganha uma edição do tradicional Guia Michelin, “que eleva o destino a um patamar de grandes cidades turísticas do mundo”. “O Rio ganhará dois guias de padrão internacional que reforçam a posição do destino como um dos principais do mundo”

Já a revista O Rio é de Vocês, é a concretização de um projeto de 20 anos, dos empresários Alfredo Lopes (presidente da ABIH-RJ), Alexandre Sampaio (presidente do SindRio), Paulo Senise (diretor executivo do Rio CVB), e Nilo Sérgio Felix (presidente da TurisRio). A revista bilíngue e trimestral nasce a partir do movimento de promoção e comercialização do Estado O Rio é de Vocês. A publicação será distribuida nos eventos nacionais e internacionais do projeto O Rio é de Vocês, e do calendário turístico, secretarias, agencias e operadoras de turismo, salas vips de aeroportos, embaixadas e hotéis.

Tópicos relacionados