Felipe Niemeyer   |   12/11/2009 15:58

Turismo é prioridade para Assembleia Legislativa do Rio

A luta pela regulamentação da atividade dos agentes de turismo, que ainda não é reconhecida nacionalmente, será uma das prioridades da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A luta pela regulamentação da atividade dos agentes de turismo, que ainda não é reconhecida nacionalmente, será uma das prioridades da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Durante audiência pública realizada ontem (dia 11), no Palácio Tiradentes, o presidente da Comissão, deputado João Pedro (DEM), disse que irá a Brasília brigar pela aprovação do Projeto de Lei 5.120/01, que trata da questão, e preparar, na Alerj, documento oficial que demonstra o apoio integral a esse tipo de regulamentação.

“As agências de turismo formam uma parceria fundamental com o Executivo na medida em que ajudam a captar turistas e gerar condições para a permanência deles no Estado”, afirmou o parlamentar. João Pedro também defende que seja destinado, pelo menos, 1% do orçamento do Estado para o setor turístico. “O Estado precisa dar um aporte de mínimas condições para que a Companhia de Turismo Fluminense, a Turisrio, possa fazer seu trabalho e ouvir as demandas dos municípios do interior, que também têm forte potencial turístico”, defendeu.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), Luiz Strauss, é preciso interação entre os agentes de turismo e governantes para que o Rio fique cada vez mais atrativo. “Nossa cidade está numa fase muito propícia ao crescimento, mas temos que fazer o nosso dever de casa, investindo na infraestrutura necessária, trabalhando em cima da ordem urbana, do crescimento da infraestrutura rodoviária, nos aeroportos e no Porto Maravilha”, sugeriu. Strauss também reivindicou a redução do ISS cobrado sobre as agências de viagens, o aumento das opções de entretenimento e a criação de emendas parlamentares que desenvolvam o turismo. “Estas mobilizações nos ajudam a ter condições de dar marketing às nossas atrações e investir na qualificação de profissionais”, justificou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS