Felipe Niemeyer   |   22/12/2009 14:52

Congresso quer avançar nas pautas do turismo em 2010

O Congresso Nacional encerra os trabalhos legislativos nesta semana e aposta na aprovação de projetos importantes no próximo ano para a expansão e o fortalecimento do turismo brasileiro.

O Congresso Nacional encerra os trabalhos legislativos nesta semana e aposta na aprovação de projetos importantes no próximo ano para a expansão e o fortalecimento do turismo brasileiro. De acordo com o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Afonso Hamm (PP-RS), os deputados conseguiram estabelecer uma agenda positiva para o turismo e a expectativa é tomar o máximo de providências para a preparação da Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada 2016. “Identificamos as prioridades de investimentos e o próximo ano será o momento ideal para agilizarmos a votação das matérias”, disse Hamm.

Em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e tribunais de contas dos Estados e municípios onde ocorrerão os jogos, o Congresso Nacional lançou o Portal de Fiscalização da Copa 2014. O objetivo é manter um espaço público de acompanhamento dos gastos com a organização do mundial de futebol, como o andamento das obras, aquisição de materiais permanentes e as licitações. O acesso ao site funcionará, provisoriamente, no endereço: www.senado.gov.br/fiscaliza2014. Também haverá espaço para comentários, sugestões e denúncias de irregularidades.

Na semana passada, o Congresso aprovou também um decreto legislativo referente a um acordo entre Brasil e Estado Unidos que aumenta o prazo de validade de vistos concedidos nos dois países de cinco para dez anos. O decreto, que ainda precisa ser analisado pelo Senado, beneficia quem viaja a turismo ou a negócios. A proposta prevê ainda a isenção de taxas consulares, exceto a de solicitação do documento. A isenção valerá também para visto de estudante e de intercâmbio.

Os deputados devem também levar a plenário o projeto de lei do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PTB-PE) que facilita a emissão de vistos de turistas estrangeiros e propõe um novo procedimento eletrônico para obter o documento.

Outro projeto importante que deverá caminhar em 2010 está o que estabelece normas para o planejamento, execução, acompanhamento e fiscalização da aplicação de recursos públicos destinados à preparação dos eventos. A proposta foi aprovada pela Comissão de Turismo e Desporto e será avaliada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS