Felipe Niemeyer   |   16/12/2009 11:53

Plano Aquarela 2020: 113% mais turistas até 2020

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires apresentam neste momento, no Rio de Janeiro, a nova versão do Plano Aquarela com metas de promoção até 2020.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires apresentam neste momento, no Rio de Janeiro, a nova versão do Plano Aquarela com metas de promoção até 2020, tendo como bases a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O Plano Aquarela considera o posicionamento global do Brasil depois de dois eventos, quando tanto a imagem quanto a infra-estrutura do país estarão em outro patamar, estipulando metas de entrada de visitantes estrangeiros e divisas internacionais até 2020.

Na estimativa, os dados de crescimento do número de turistas de países que receberam os dois grandes eventos foram analisados; assim como as diferenças existentes entre eles e o Brasil, tais como: países vizinhos, acessibilidade aérea e terrestre, tempo de vôo até o país, situação enquanto destino turístico e de eventos em anos anteriores aos eventos.

Com estes pressupostos, as metas numéricas mais importantes para o período são:

- Aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020 – chegando a 11,1 milhões de visitantes estrangeiros no final da próxima década.

- Aumentar em 304% a entrada de divisas com os gastos de estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020 – alcançando U$ 17,6 bilhões.

- Aumentar em 500 mil turistas no Brasil, no ano da Copa 2014; e em 15% em 2016, ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em relação ao ano anterior.

- Manter em crescimento sustentado de no mínimo, um ponto percentual acima do crescimento da América do Sul América do Sul, com uma quota de 27% do número de turistas do continente.

Um dos grandes desafios do ponto de vista de promoção internacional do turismo brasileiro é unificar a mensagem que será divulgada para o mundo. A Embratur produzirá um kit de material promocional e informativo unificado para as cidades-sede, com a mesma mensagem e identidade visual, a ser usada no exterior a partir de julho de 2010.

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