Felipe Niemeyer   |   16/12/2009 11:53

Plano Aquarela 2020: 113% mais turistas até 2020

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires apresentam neste momento, no Rio de Janeiro, a nova versão do Plano Aquarela com metas de promoção até 2020.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires apresentam neste momento, no Rio de Janeiro, a nova versão do Plano Aquarela com metas de promoção até 2020, tendo como bases a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O Plano Aquarela considera o posicionamento global do Brasil depois de dois eventos, quando tanto a imagem quanto a infra-estrutura do país estarão em outro patamar, estipulando metas de entrada de visitantes estrangeiros e divisas internacionais até 2020.

Na estimativa, os dados de crescimento do número de turistas de países que receberam os dois grandes eventos foram analisados; assim como as diferenças existentes entre eles e o Brasil, tais como: países vizinhos, acessibilidade aérea e terrestre, tempo de vôo até o país, situação enquanto destino turístico e de eventos em anos anteriores aos eventos.

Com estes pressupostos, as metas numéricas mais importantes para o período são:

- Aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020 – chegando a 11,1 milhões de visitantes estrangeiros no final da próxima década.

- Aumentar em 304% a entrada de divisas com os gastos de estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020 – alcançando U$ 17,6 bilhões.

- Aumentar em 500 mil turistas no Brasil, no ano da Copa 2014; e em 15% em 2016, ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em relação ao ano anterior.

- Manter em crescimento sustentado de no mínimo, um ponto percentual acima do crescimento da América do Sul América do Sul, com uma quota de 27% do número de turistas do continente.

Um dos grandes desafios do ponto de vista de promoção internacional do turismo brasileiro é unificar a mensagem que será divulgada para o mundo. A Embratur produzirá um kit de material promocional e informativo unificado para as cidades-sede, com a mesma mensagem e identidade visual, a ser usada no exterior a partir de julho de 2010.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS