Felipe Niemeyer   |   23/06/2010 12:37

Deputado cobra explicação da validade do passaporte

O líder da Minoria no Congresso, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), protocolou ontem (dia 21) na Câmara dos Deputados um requerimento de informação para "saber da Polícia Federal o por que da taxa para expedição do passaporte brasileiro ser uma das mais cara do mundo e ter o prazo de validade de apena

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), protocolou ontem (terça, dia 22) na Câmara dos Deputados um requerimento de informação para "saber da Polícia Federal (PF) o por que da taxa para expedição do passaporte brasileiro ser uma das mais cara do mundo e ter o prazo de validade de apenas cinco anos".

O deputado lembra no documento que no último 28 de maio os Estados Unidos e o próprio Brasil assinaram acordo ampliando para ambos a validade do visto para dez anos. Ou seja, há contra-senso neste assunto.

Na semana passada, a imprensa noticiou que, a partir de dezembro, os passaportes comuns emitidos pela Polícia Federal terão chip eletrônico, tecnologia já adotada por países da União Europeia, do Japão, da Austrália e dos Estados Unidos. O passaporte com chip vai custar quase o dobro para a PF.

O Ministério da Justiça, responsável por determinar os valores do documento, confirmou que a taxa de emissão vai aumentar, mas o porcentual não foi definido. Segundo a pasta, "não será um aumento exorbitante". Quando o modelo mudou, há quatro anos, a taxa aumentou de R$ 89,10 para R$ 156,07.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS