Felipe Niemeyer   |   09/07/2010 11:59

Alerj quer interior do RJ beneficiando-se de megaeventos

A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tendo o Rio de Janeiro como uma de suas sedes, e a preparação dos municípios fluminenses para receber eventos de grande porte mobilizou os trabalhos da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) durante o primeiro semestre, e deve co

A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tendo o Rio de Janeiro como uma de suas sedes, e a preparação dos municípios fluminenses para receber eventos de grande porte mobilizou os trabalhos da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) durante o primeiro semestre, e deve continuar a ser parte da pauta de realizações do colegiado. Presidente da comissão, o deputado João Pedro (DEM) destaca que o esforço de incentivar os municípios do interior do Estado a desenvolverem seus potenciais turísticos será um grande desafio para o próximo semestre. “Não podemos esquecer que o Estado do Rio possui 92 municípios. Essas cidades precisam interagir com a capital e conseguir desenvolver a atividade turística de maneira a captar os visitantes que virão para assistir aos jogos”, afirmou o democrata.

O parlamentar mostra-se frustrado com o atraso de dois anos na assinatura do convênio para a implantação no Rio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que resultará na aplicação de US$ 187 milhões em 87 projetos que permitirão mais desenvolvimento às regiões turísticas do Estado. “Uma parte proveniente do Ministério do Turismo já foi disponibilizada para o Rio, porém ainda é muito pouco para o que esperamos da nossa principal atividade econômica, que é a turística. Um grande salto de qualidade será dado com os investimentos do Prodetur e a consolidação desses 87 projetos. O programa é uma peça-chave para a preparação do estado para os importantes eventos que aqui serão sediados”, frisou Pedro, referindo-se à Copa do Mundo 2014, às Olimpíadas 2016 e aos Jogos Mundiais Militares de 2011.

A comissão também conseguiu, no início do ano, a garantia do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) da entrega da duplicação da Rodovia Rio-Santos, no entorno da cidade de Angra dos Reis, no Sul fluminense. Ao todo, no primeiro semestre, a Comissão de Turismo da Alerj realizou três audiências públicas, quatro reuniões ordinárias e uma reunião extraordinária.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS