Felipe Niemeyer   |   30/08/2010 17:07

"Exemplo do Rio deve ser seguido", diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro do Turismo, Luiz Barretto e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou hoje o projeto Rio Top Tour

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro do Turismo, Luiz Barretto e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou hoje o projeto Rio Top Tour, uma parceria entre o governo federal e o estadual para desenvolver atividades e negócios relacionados ao turismo nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu na quadra da Escola de Samba Mocidade Unida de Santa Marta, na comunidade do mesmo nome, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Segundo o presidente, a iniciativa adotada no Rio deve servir de exemplo a ser seguido por outros Estados. “Nossa geração precisa recuperar o tempo perdido para que, dentro de alguns anos, nossos filhos não chamem mais nenhum lugar de favela e que tudo seja bairro. O que foi feito aqui é um exemplo que, acredito, poderemos implantar em todo o território nacional”, afirmou Lula, vestido todo de branco para remeter à paz.

O projeto piloto na Santa Marta vai até dezembro. Na segunda fase, serão incluídas as outras comunidades pacificadas, começando pela Providência, no Centro da cidade. “Em pouco tempo, vamos oferecer a infraestrutura do turismo para que os moradores dessas comunidades explorem suas potencialidades turísticas”, apostou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.

O projeto preve a sinalização turística bilíngue, criada especialmente para a comunidade, e a divulgação turística dentro dos moldes adotados para o trade do turismo em geral. Além de financiamento de negócios pela Investe Rio, o Sebrae oferece 50 vagas gratuitas para os moradores da Santa Marta numa oficina de monitores de turismo, instalada no local.

O Sebrae identificará as atividades econômicas da comunidade que podem se transformar em oportunidades de negócios turísticos, complementando as já existentes. O órgão também realizará oficiais de empreendedorismo para quem quer fazer negócio com o turismo, dará apoio na formalização do seu empreendimento e trabalhará o segmento de artesanato na moda.

Outra novidade é a instalação de um quiosque de informação turística na Praça Corumbá, para divulgar a iniciativa e aproximar a comunidade ainda mais do turista, nacional e internacional. A Prefeitura do Rio está fornecendo apoio logístico para a coleta de lixo, contenção de encostas e emissão de alvarás para quem desejar participar do projeto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS