Claudio Schapochnik   |   11/11/2010 17:58

Comissão aprova renegociação de dívidas de hotéis

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou ontem (quarta, dia 10) o Projeto de Lei 2962/08, do deputado Marcelo Teixeira (PR-CE), que prevê a renegociação dos empréstimos e financiamentos feitos até dezembro de 2007 pela rede hoteleira no BNDES

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou ontem (quarta, dia 10) o Projeto de Lei 2962/08, do deputado Marcelo Teixeira (PR-CE), que prevê a renegociação dos empréstimos e financiamentos feitos até dezembro de 2007 pela rede hoteleira no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação é da Agência Câmara.

De acordo com o relator, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), a proposta é importante para preparar a rede hoteleira nacional para grandes eventos que acontecerão nos próximos anos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. ‘Sabemos que um dos gargalos enfrentados pelo Brasil para esses eventos é a nossa rede hoteleira”, disse o parlamentar.

Segundo dados do Ministério do Turismo citados por Ubiali, a rede hoteleira emprega 300 mil pessoas. O parlamentar ressaltou que o setor gera um emprego a cada R$ 16 mil faturados, quase o dobro do gerado pela indústria têxtil e cerca de cinco vezes mais que a siderurgia.

O deputado citou o aumento de viagens de brasileiros ao exterior (motivada pela valorização do real) como fator de prejuízo para o turismo interno e para a rede hoteleira nacional. “O setor precisa de ajuda para continuar a investir e tornar viável o espetáculo que esperamos nos eventos esportivos”, afirmou Ubiali.

SALDO DEVEDORDe acordo com o projeto, o saldo devedor será pago em prestações mensais correspondentes a, no máximo, 5% do faturamento líquido do hotel no mês anterior ao do pagamento. Mas, se houver acordo e for comprovada a capacidade de pagamento do devedor, a parcela poderá ser superior a 5% do faturamento.

Além disso, se o devedor não pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas, o contrato de renegociação será rescindido automaticamente, restabelecendo-se as condições de pagamento anteriores.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovada pela Comissão de Turismo e Desporto e ainda será examinada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS