Da Redação   |   10/05/2011 11:46

Projeto prevê free shops em cidades gêmeas na fronteira

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da Câmara dos Deputados, aprovou na semana passada proposta que autoriza a instalação de lojas francas (free shops) em cidades caracterizadas como gêmeas de cidades estrangeiras, na linha de fronteira do País

DA AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da Câmara dos Deputados, aprovou na semana passada proposta que autoriza a instalação de lojas francas (free shops) em cidades caracterizadas como gêmeas de cidades estrangeiras, na linha de fronteira do País. Cidades gêmeas são municípios conurbados, ou seja, unidos a um ou mais municípios de países vizinhos, formando malha urbana única. O Brasil tem cerca de 30 cidades gêmeas.

A proposta aprovada foi um substitutivo do deputado Renato Molling (PP-RS) ao Projeto de Lei 6316/09, do deputado Marco Maia (PT-RS). A proposta original autorizava os free shops em rodovias federais localizadas em toda a faixa de fronteira do País.

No substitutivo, Molling restringiu a autorização às cidades gêmeas. “A autorização de lojas francas em toda a fronteira requer um gasto significativo de fiscalização por parte da Receita Federal, algo a ser mitigado. Para contornar esse problema, o benefício foi restrito às cidades de fronteira que sejam ´coladas´ a outras cidades estrangeiras”, explicou o relator.

A proposta incorpora um artigo ao Decreto-Lei 1.455/76, que trata do tema. A legislação atual prevê a existência de free shops apenas em determinadas áreas de portos e aeroportos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11203 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS