Artur Luiz Andrade   |   15/07/2011 11:06

Contra burocracia, MTur cria comitê interministerial

O ministro do Turismo, Pedro Novais, instalou ontem, em São Paulo (SP), um novo comitê, com o objetivo de desburocratizar, organizar e estimular o crescimento do Turismo no Brasil.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, instalou ontem, em São Paulo (SP), um novo comitê, com o objetivo de desburocratizar, organizar e estimular o crescimento do Turismo no Brasil.

O Comitê Interministerial de Facilitação Turística é presidido pelo ministro de Turismo e formado por representantes de 16 ministérios e secretarias do governo federal cujas atividades têm relação direta ou indireta com o Turismo.

Fazem parte do comitê as pastas de Defesa; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Integração Nacional; Cultura; Justiça; Meio Ambiente; Relações Exteriores; Transportes; Educação; Trabalho e Emprego; Cidades; Desenvolvimento Agrário; Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão; e secretarias de Direitos Humanos e de Comunicação Social da Presidência da República.

Entre as ações planejadas pelo grupo de trabalho estão:

a adequação de tarifas aeroportuárias, como taxas de embarque e passagens aéreas;

a facilitação de condições e formalidades exigidas para o ingresso, saída e permanência de turistas no Brasil;

o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas de turismo;

a adoção de instrumentos tributários de fomento à atividade turística;

a criação de um sistema nacional de estatísticas do turismo;

e o apoio da rede diplomática e consular do Brasil no Exterior para a captação de turistas estrangeiros.

A periodicidade das reuniões e os procedimentos de trabalho serão definidos por regimento interno, que deve ser aprovado no primeiro encontro do CIFT, em data a ser definida. Criado pelo artigo 11º da Lei do Turismo (nº 1 11.771 de 2008) e instituído pelo decreto nº 7381/2010, o comitê, segundo comunicado do MTUr, "será auxiliado por especialistas e profissionais de notório saber, indicados pelos membros do grupo".

“Todas as áreas afins ao turismo estão unidas pela convergência de projetos que destravem a definitiva transformação do setor”, resumiu o ministro Novais.

Tópicos relacionados