Artur Luiz Andrade   |   15/07/2011 11:06

Contra burocracia, MTur cria comitê interministerial

O ministro do Turismo, Pedro Novais, instalou ontem, em São Paulo (SP), um novo comitê, com o objetivo de desburocratizar, organizar e estimular o crescimento do Turismo no Brasil.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, instalou ontem, em São Paulo (SP), um novo comitê, com o objetivo de desburocratizar, organizar e estimular o crescimento do Turismo no Brasil.

O Comitê Interministerial de Facilitação Turística é presidido pelo ministro de Turismo e formado por representantes de 16 ministérios e secretarias do governo federal cujas atividades têm relação direta ou indireta com o Turismo.

Fazem parte do comitê as pastas de Defesa; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Integração Nacional; Cultura; Justiça; Meio Ambiente; Relações Exteriores; Transportes; Educação; Trabalho e Emprego; Cidades; Desenvolvimento Agrário; Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão; e secretarias de Direitos Humanos e de Comunicação Social da Presidência da República.

Entre as ações planejadas pelo grupo de trabalho estão:

a adequação de tarifas aeroportuárias, como taxas de embarque e passagens aéreas;

a facilitação de condições e formalidades exigidas para o ingresso, saída e permanência de turistas no Brasil;

o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas de turismo;

a adoção de instrumentos tributários de fomento à atividade turística;

a criação de um sistema nacional de estatísticas do turismo;

e o apoio da rede diplomática e consular do Brasil no Exterior para a captação de turistas estrangeiros.

A periodicidade das reuniões e os procedimentos de trabalho serão definidos por regimento interno, que deve ser aprovado no primeiro encontro do CIFT, em data a ser definida. Criado pelo artigo 11º da Lei do Turismo (nº 1 11.771 de 2008) e instituído pelo decreto nº 7381/2010, o comitê, segundo comunicado do MTUr, "será auxiliado por especialistas e profissionais de notório saber, indicados pelos membros do grupo".

“Todas as áreas afins ao turismo estão unidas pela convergência de projetos que destravem a definitiva transformação do setor”, resumiu o ministro Novais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.