Da Redação   |   26/08/2011 13:19

Comissão aprova obrigatoriedade de guia em excursões

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados aprovou ontem (quinta-feira, dia 25) proposta que obriga a presença de guia de turismo local em excursões organizadas com intermediação de empresa, devidamente credenciada pela Embratur, e autorizada a prestar esse serviço

DA AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados aprovou ontem (quinta-feira, dia 25) proposta que obriga a presença de guia de turismo local em excursões organizadas com intermediação de empresa, devidamente credenciada pela Embratur, e autorizada a prestar esse serviço.

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Luci Choinacki (PT-SC), ao Projeto de Lei 1231/11, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS). Apesar de concordar inteiramente com o teor da iniciativa, a relatora decidiu alterar a proposta para, em vez de criar uma nova lei, simplesmente acrescentar artigo à Lei 8.623/93, que regula a profissão de guia de turismo.

A parlamentar também alterou o texto para determinar que a lei entrará em vigor no prazo de 180 dias, a contar da data de sua publicação. Inicialmente, o projeto estabelecia que a norma entraria em vigor imediatamente, mas dependeria de regulamentação.

Luci Choinacki ressaltou que o guia de turismo é um profissional fundamental na engrenagem da indústria brasileira. “O guia é o elemento humano que coroa todo o esforço de captação turística. É ele, em última análise, o responsável pela impressão final do visitante”, defendeu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11153 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS