Artur Luiz Andrade   |   27/09/2011 10:49

Hotelaria entrega documento de análise a parlamentares

Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional, Rubens Régis, presidente da Resorts Brasil, e Ana Maria Biselli, diretora do Fohb, entregaram ao deputado Jonas Donizette, presidente da Comissão e Turismo e Desporto da Câmara, e ao senador Benedito de Lira, documento com análise da hotelaria

BRASÍLIA – Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional, Rubens Régis, presidente da Resorts Brasil, e Ana Maria Biselli, diretora do Fohb, entregaram ao deputado Jonas Donizette, presidente da Comissão e Turismo e Desporto da Câmara, e ao senador Benedito de Lira, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, um resumo com análise e conclusões do segundo Encontro Estratégico entre a Hotelaria Nacional e Parlamentares, realizado há cerca de um mês no Pestana Bahia, em Salvador.

O documento traz os números da hotelaria e seu impacto na economia brasileira e as principais reivindicações do setor. E revela que a hotelaria está em processo de retomada do crescimento; que a recuperação das diárias, que está ocorrendo, é fundamental para viabilizar a construção de novos hotéis e atender a futura demanda; que os resorts apesar de sofrerem com o câmbio desfavorável para a vinda de estrangeiros, mas começam a se beneficiar da nova classe média; e que a hotelaria atenderá com tranqüilidade a demanda para a Copa do Mundo de 2014.

Outra conclusão é de que o excesso de impostos pagos pelo segmento de resorts o torna pouco competitivo em relação a produtos internacionais, especialmente no Caribe. Daí a importância da hotelaria e do turismo integrarem o programa Brasil Maior, que beneficiou alguns setores exportativos com incentivos fiscais.

O documento ressalta a importância do diálogo com a Câmara dos deputados e confirma que ele tem melhorado com iniciativas como o encontro promovido pela hotelaria.

Tópicos relacionados