Claudio Schapochnik   |   07/10/2011 14:15

Iniciativa privada pode explorar parques de São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou ontem (quinta-feira, dia 6) o decreto que cria o Programa Parcerias para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação (UC)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou ontem (quinta-feira, dia 6) o decreto que cria o Programa Parcerias para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação (UC). O documento estabelece mecanismos aptos a viabilizar a concessão de serviços de gestão e ecoturismo em unidades de conservação à iniciativa privada, ONG, comunidades locais e eventuais consórcios para participar de editais de licitação.

“Vamos cuidar aqui do gerenciamento dessas áreas, por meio de parcerias e do estabelecimento de normas para a boa gestão dos parques e reservas estaduais. Precisamos ampliar nosso trabalho, abrir nossas áreas protegidas à visitação. Para isso, assinamos o decreto que, por meio de parcerias, vai permitir que nossos horizontes e as nossas metas possam se ampliar muito”, declarou o governador.

Com o novo programa, a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), está autorizada a formalizar parcerias com a iniciativa privada para exploração dos atrativos turísticos nas UC. O objetivo é buscar apoio e recursos para fortalecer as ações de conservação e produção florestal, além de oferecer serviços de qualidade de ecoturismo.

O programa foi construído com diretrizes estratégicas do governo do Estado por meio da SMA e FF, em parceria com o Instituto Semeia e o Programa de Ecoturismo na Mata Atlântica, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), que injetou mais de R$ 30 milhões em seis UC de São Paulo.

Hoje, são 33 unidades aptas a participarem do programa – 29 parques estaduais, dois monumentos naturais e dois parques ecológicos. Os principais atrativos naturais abertos à visitação são 169 trilhas, 77 cachoeiras, 25 cavernas, 42 poços abertos e 94 atrativos históricos culturais. São unidades com pousadas, camping, lanchonetes, restaurantes, estrutura de lazer para uso público. A estimativa é que os primeiros editais estejam prontos no início de 2012.

A assinatura do decreto ocorreu durante o segundo Fórum de Cooperação Internacional, realizado na capital paulista, no Palácio dos Bandeirantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Colaboração para o Portal PANROTAS

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!