Maria Izabel Reigada   |   23/02/2012 19:02

Novo edital do trem-bala aguarda aprovação de Dilma

Após três tentativas fracassadas de licitação, o edital para o leilão do trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro, passando por Campinas, foi reformulado e aguarda aprovação da presidenta Dilma Rousseff para seu lançamento.

Após três tentativas fracassadas de licitação, o edital para o leilão do trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro, passando por Campinas, foi reformulado e aguarda aprovação da presidenta Dilma Rousseff para seu lançamento. O critério para definir o vencedor da licitação não será mais o de menor tarifa para o usuário, mas quem oferecer o maior valor de outorga na relação passageiro/quilômetro percorrido.

Segundo informações do jornal Valor Econômico, a taxa de retorno será de 6,32% - a taxa fixada para o leilão dos aeroportos foi de 6,46%. Para que o trem-bala seja viável, a União bancará alguns dos principais riscos da construção e operação. A estatal Etav contratará o projeto executivo de engenharia para afastar o risco de construção, que desencadeou as discussões em torno do valor do investimento – em 2011, o governo estimava em R$ 34 bilhões o valor da obra, mas as empreiteiras apontaram custos de R$ 50 bilhões. Ainda segundo o Valor Econômico, o governo aposta na participação de pelo menos quatro grupos estrangeiros no leilão: francês, alemão, japonês e coreano, mas haveria grande possibilidade da canadense Bombardier entrar na disputa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS