Biaphra Galeno   |   12/03/2012 18:30

MTur foca promoção em 17 mercados prioritários

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, falará sobre a importância da chegada dos megaeventos no País e como a pasta tem trabalhado para melhorar a competitividade no setor.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira (foto), falará sobre a importância da chegada dos megaeventos no País e como a pasta tem trabalhado para melhorar a competitividade no setor. Os assuntos serão abordados durante o Fórum Panrotas – Tendências do Turismo 2012, que acontece amanhã e quarta-feira, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. “Vislumbramos a chegada de grandes eventos, como a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, sem falar na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Isso dará ao Brasil a oportunidade única de exposição em todo o planeta”, disse Vieira.

Para o ministro, o mercado doméstico – que representa 85% de toda a economia do turismo no País – também será discutido durante o painel “Ministros do Turismo da América Latina”, no qual participará com outros ministros de Turismo, como Chile, México e Argentina. “A discussão sobre uma possível desoneração da cadeia produtiva está em andamento entre o Ministério do Turismo, os empresários e o Ministério da Fazenda. O objetivo é tornar os preços mais atraentes, gerar emprego e renda e não provocar um impacto negativo na arrecadação”, comenta.

No planejamento estratégico deste ano, o ministro revela que foi definida a concentração de ações de promoção para atrair mais turistas de países vizinhos em 17 países prioritários: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Canadá, México e Bolívia.

“A definição desses mercados atendeu a alguns critérios, como o histórico do número de turistas enviados ao Brasil, acessibilidade aérea e fronteiras terrestres. Um fator decisivo para atuação em 2012 é o percentual de participação do Brasil no volume de turistas estrangeiros que vêm para a América do Sul. Temos espaço para aumentar nossa representatividade turística no continente”, finaliza.

O evento acontece em aliança institucional com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), patrocínios do Sebrae, Gol, Itaú, American Airlines, CVC, GJP Hotéis e Resorts, Sabre, R1 Solutions, Tap Portugal, Esferatur, GTA Assistance, Iberostar Hotels e Resorts, PMWeb, Reserve, Rextur, American Express Global Travel Card e gastronomia oferecida por Blue Tree Hotels, além de Argentina e Portugal como destinos patronos, assessoria de comunicação da B4T, apoio em tecnologia da Bysense e contribuição ao projeto Event Tax do São Paulo CVB. Também haverá compensação de carbono, desenvolvida pela Tour House.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS