Claudio Schapochnik   |   19/03/2012 14:22

SP quer fundo para 335 cidades de interesse turístico

Um novo projeto, que depende de aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pode ampliar a atuação do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), pertencente à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e criado em janeiro de 2011

Um novo projeto, que depende de aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pode ampliar a atuação do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), pertencente à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e criado em janeiro de 2011. A informação é do governo paulista.

Hoje o órgão transfere recursos para um grupo de 67 municípios denominados estâncias –
entre balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas – para desenvolver o turismo nessas localidades. “Agora, além dos 67 municípios que são estância e vão continuar recebendo dinheiro do Dade, teremos outro fundo para mais 335 municípios de interesse turístico", anunciou o governador paulista Geraldo Alckmin, durante encerramento do 56º Congresso Estadual de Municípios, em São Vicente.

A ideia é que o segundo grupo de municípios receba um aporte menor do repassado à agregação das 67 estâncias, cujo montante em 2012 é de R$ 250 milhões. Periodicamente, as cidades pertencentes a ambos os grupos seriam avaliadas e classificadas em um ranking. Os critérios para tanto ainda não foram definidos, mas devem incluir aspectos como a eficiência do sistema de sinalização de pontos turísticos e a qualidade do site de cada cidade. Finalizado o ranking, as primeiras colocadas no grupo de interesse turístico seriam “promovidas” para aquele das estâncias. Em contrapartida, cidades do primeiro grupo com pior avaliação desceriam para o de menor aporte de recursos.

Dentre as cidades reconhecidas como estâncias estão, por exemplo, Santos, São Vicente, Atibaia, Cunha, Águas de Lindoia, Serra Negra, Holambra e São Roque. Exemplos de municípios de interesse turístico, mas não considerados estâncias, e portanto, não pertencentes ao grupo dos 67, são Brotas e Campinas, que possui uma ampla rede hoteleira e de lazer para atender ao turismo de negócios.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS