Maria Izabel Reigada   |   30/05/2012 13:20

Novas regras causam confusão no trade argentino

A exigência do preenchimento de um formulário junto à Administração Federal de Ingresso Públicos (Afip, equivalente à Receita Federal brasileira), na Argentina, para cidadãos que queiram viajar ao Exterior

A exigência do preenchimento de um formulário junto à Administração Federal de Ingresso Públicos (Afip, equivalente à Receita Federal brasileira), na Argentina, para cidadãos que queiram viajar ao Exterior e precisem comprar moeda estrangeira, está causando confusão no trade local. Sem acesso à integra da resolução, o representante da Associação Argentina de Agências de Viagens e Turismo (Aaavyt), Fabricio Di Giambattista, falou com a reportagem do LADEVI, parceiro editorial do PANROTAS na Argentina.

Segundo as informações fornecidas ao Ladevi, o comunicado da Afip foi escasso em definições, ao contrário das ambiciosas declarações do titular do órgão, Ricardo Echegaray. A Afip detectou três casos de agências que vendiam viagens de formatura e torneios de rugby ao Exterior em pacotes parcelados em dólares, não aceitando o pagamento em pesos. “Nos disseram que não era uma prática aceitável, uma vez que os operadores de turismo não têm nenhuma limitação para transferências à medida em que recebiam”, disse o titular da Aaavyt, que havia se reunido com Echegaray e sua equipe horas antes da publicação da resolução 3.333.

Ainda de acordo com a reportagem do Ladevi, a resolução não deixa claro quem deverá prestar as informações no caso de pacotes comprados junto a agências (se o passageiro, a agência ou o operador), nem em que momento deve ser feita a prestação. Tudo indica que a obrigação será do consumidor e a fiscalização, no vendedor, em interpretação dada pelo próprio Di Giambattista. “Na reunião nos falaram que estavam trabalhando em uma ferramenta para facilitar a compra de dólares ao passageiro que quer viajar para o Exterior. Querem assegurar esse procedimento e para isso o interessado deverá fornecer todos os dados e quantos dólares pretende levar. Isso foi o que me falaram e que, para mim, deve ocorrer”, disse. “Isto – em relação ao comunicado da Afip – é coerente com essa informação”, completou o secretário da Aavyt, Walter Rodríguez.

Olhando de modo otimista o que pode chegar a ser a 3.333, Walter Rodriguez completou: “A conjuntura atual é uma vantagem e digo aos meus vendedores que aproveitem e vendam em pesos excursões, traslados, aluguel de veículos... Tudo o que possam, porque quem quiser comprar no Exterior terá que levar dólares. E agora, comprando comigo, garanto que não terá problemas na aquisição”, afirmou.


*Fonte: Com apoio da reportagem do LADEVI, parceiro editorial do PANROTAS na Argentina

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS