Artur Luiz Andrade   |   20/08/2012 23:54

MTur aposta em obras e estímulo às viagens

A retomada do Ministério do Turismo está apenas começando e capítulos delicados virão pela frente, como a retomada da relação com o trade turístico, mas já há alguns pilares definidos e tratados com objetividade. Um deles é o controle dos contratos para obras

BRASÍLIA - A retomada do Ministério do Turismo está apenas começando e capítulos delicados virão pela frente, como a retomada da relação com o trade turístico, mas já há alguns pilares definidos e tratados com objetividade. Um deles é o controle dos contratos para obras (via Prodetur, MTur ou emendas) e a retomada do que estiver parado; a qualificação; e o incentivo às viagens.

O secretário executivo do MTur, Valdir Simão (que nesta segunda-feira ganhou festa surpresa por seu aniversário, veja no álbum), destaca que o Viaja Mais voltará com força, atendendo a melhor idade, que poderá ocmprar pacotes, hospedagem e passagens aéreas, e também os jovens e os trabalhadores. Para os jovens, além do inventivo, há o objetivo, segundo Ítalo Mendes, diretor do MTur, de criar a cultura de viajar entre esse público. E há ainda uma negociação com o Ministério do Trabalho, para ver como pode-se incentivar os trabalhadores de baixa renda a viajar. Inclusive usando recursos do FAT.

No quesito "obras", o secretário Fábio Rios Mota, de Programas de Desenvolvimento do Turismo, aproveitou o levantamento feito pelo sistema de monitoramento de obras implantado pelo novo ministro, Gastão Vieira, e foi para cima dos problemas. O resultado é a retomada de obras importantes, como a da Estrada Bonito-Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, que encurtará, a partir do próximo mês, a distância entre Bonito e o Pantanal. Segundo o secretário, há oito mil contratos em andamento e a Secretaria está agroa envolvida em mostrar aos destinos como usar os recursos disponíveis e captar recursos estrangeiros para a construção de empreendimentos para receber turistas estrangeiros, que têm seu acesso facilitado a diversas regiões depois das obras concluídas.

O ministro Gastão Vieira está bastante otimista com os resultados, satisfeito com a equipe que reuniu e com a volta do ânimo e da harmonia entre os funcionários de carreira do MTur. "Vamos dar grandes saltos em qualificação e buscar valorizar o profissional de turismo, que muitas vezes é levado por outros setores, depois de atingirem um nível mais elevado", disse ele, que nesta terça-feira abre a reunião do Conselho Nacional de Turismo.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja via Tam, com hospedagem no Meliá Brasil 21

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.