Da Redação   |   06/09/2012 17:18

Embaixador dos EUA confirma consulado em BH em 2013

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia, recebeu em audiência ontem (quarta-feira, dia 5) o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon. O diplomata anunciou que, a partir do próximo ano, os mineiros vão contar com um consulado norte-americano para a emissão de vistos

DA AGÊNCIA MINAS

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, recebeu em audiência ontem (quarta-feira, dia 5) o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon. O diplomata anunciou que, a partir do próximo ano, os mineiros vão contar com um consulado norte-americano para a emissão de vistos de passaporte. No momento, uma equipe da embaixada realiza prospecções em Belo Horizonte para definir onde será instalado o consulado.

Segundo o embaixador, em 2011, os Estados Unidos concederam 80 mil vistos para mineiros, nos consulados norte-americanos em Brasília, São Paulo, Recife e no Rio de Janeiro.

“É uma demonstração clara do nosso interesse em estreitar as relações com Belo Horizonte e Minas Gerais. Vamos fazer um grande esforço para facilitar as viagens dos mineiros para os Estados Unidos”, afirmou Shannon. A princípio, o funcionamento do consulado seria a partir de 2014, ano em que o Brasil realiza a Copa do Mundo de futebol.

“Para nós, a presença do consulado é fundamental para facilitar a vida dos turistas mineiros que viajam, e em grande número, para os Estados Unidos, e, sobretudo, pelas questões econômicas. Tenho certeza de que aqui existem grandes oportunidades para os investimentos norte-americanos, não só na área de mineração, uma área tradicional, mas também naquilo que é mais avançado, como na indústria aeronáutica”, disse o governador de Minas Gerais.

APOIO AO PAÍS
Antonio Anastasia ofereceu apoio do Estado, por meio da Cemig, Copasa e Corpo de Bombeiros, para que a instalação do consulado em Belo Horizonte seja agilizada. O governador anunciou que, em novembro, uma missão oficial visitará Washington, Boston e Nova York no intuito de apresentar Minas Gerais para o setor empresarial e acadêmico.

O comércio bilateral entre Minas Gerais e os Estados Unidos, em 2011, foi de US$ 5,2 bilhões, um crescimento de 40,2% em relação ao ano anterior. Os Estados Unidos foram o segundo parceiro comercial nas exportações (31,1% do total) e o primeiro nas importações (16,7% do total) de Minas.

Em relação ao ranking de Estados brasileiros, Minas é o terceiro que mais exporta para os Estados Unidos e o terceiro que mais importa. Entre 2003 e 2011, houve crescimento de 188,9% do comércio bilateral entre Minas Gerais e Estados Unidos. As exportações cresceram 128,0% e as importações 360,8%.

Também participaram da audiência a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o secretário geral do Governo, Gustavo Magalhães, e o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Sede, Luiz Antonio Athayde.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11251 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS