Maria Izabel Reigada   |   13/12/2012 10:08

OMT mostra perfil de 1 bilhão de turistas internacionais

A OMT, que comemora hoje o alcance de um bilhão de chegadas internacionais, apresentou perfil sobre a origem e o destino desses turistas.

A OMT, que comemora hoje o alcance de um bilhão de chegadas internacionais, apresentou perfil sobre a origem e o destino desses turistas. Segundo estudo da OMT, 53% dos visitantes são de países da Europa; 22% são da Ásia e Pacífico; 17%, das Américas; 3% da África e 1% dos visitantes não foram identificados. Considerando os destinos visitados pelos turistas internacionais, a Europa recebeu 51% deles, seguida pela Ásia/Pacífico, com 22%. Países das Américas receberam 16% dos turistas estrangeiros, o Oriente Médio, 6%, e a África, 5%.

Lazer e ócio foram a motivação de 51% dos turistas. Visitar familiares, amigos e motivos de saúde fizeram 27% dos turistas viajarem. As viagens corporativas motivaram 15% das viagens e 7% não especificaram os motivos de viajar. O secretário geral da OMT, Taleb Rifai, falou sobre o fim das barreiras para turistas. "Não é aceitável que gastemos tanto dinheiro promovendo alguns destinos e, depois, gastemos ainda mais para que eles não venham", disse. Rifai destacou a importância dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) no crescimento do turismo mundial, ressaltando que a China enviou 30% mais visitantes neste ano, em relação a 2011.

Segundo a OMT, o turismo representa 9% do Pib mundial e 6% do comércio internacional. A expectativa da organização é de que em 2020 o número de chegadas internacionais chegue a 1,8 bilhão.

Tópicos relacionados