Biaphra Galeno   |   22/02/2013 13:37

Sindetur responde à Abav sobre campanha fiscal

Ânimos acirrados em relação a duas das maiores entidades do trade brasileiro. No dia 1º deste mês, o Sindetur solicitou, junto aos Ministérios do Turismo e da Fazenda, a desoneração tributária ao setor.

Ânimos acirrados em relação a duas das maiores entidades do trade brasileiro. No dia 1º deste mês, o Sindetur-SP solicitou, junto aos Ministérios do Turismo e da Fazenda, a desoneração tributária ao setor. A Abav Nacional fez o mesmo anteriormente, em acordo, segundo ela, com Abracorp, Belta, Braztoa, Fenactur e Sindetur-SP.

No entanto, as declarações do presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, sobre manter a unidade de propósitos e alinhamento de ações associativas e sindicais para evitar ações isoladas, fez com que o Sindetur-SP enviasse uma nota de esclarecimento, que segue abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
"Importante a atuação do presidente da Abav Nacional, que vem somar com a ação do Sindetur-SP; porém, vale esclarecer que o sindicato representa mais de 6.500 agências de turismo no Estado de São Paulo e, pelo que consta, são cerca de 700 agências de turismo associadas à Abav.

Pelas responsabilidades que são outorgadas ao Sindetur-SP, pela Constituição Federal, uma de suas obrigações é a defesa dos interesses, coletivos ou individuais, da categoria econômica, inclusive em questões judiciais ou administrativas, como é o caso da desoneração tributária das agências e operadoras de turismo.

Fomos consultados e apoiamos a ação da Abav, assim como o fizeram outras entidades de agenciamento, mas jamais recebemos ou assinamos qualquer ofício, assim como não fomos informados pela Abav de seu envio aos Ministérios do Turismo e da Fazenda, razão pela qual resolvemos agir.

Para não fazer um pedido aleatoriamente, custeamos a realização de um estudo – concluído pelo Ipeturis no mês de dezembro – com mais de 200 agências e operadores de turismo, não optantes pelo Simples, para embasar o pedido do setor de agenciamento que anexamos aos ofícios enviados pelo Sindetur-SP a ambos os ministérios.

Salientamos que não nomeamos o presidente da Abav como interlocutor do setor e muito menos do Sindetur-SP. Entendemos que a ação do sindicato, além de somar, reitera a necessidade da desoneração do setor de agenciamento e, assim, cumprimos nosso dever estatutário e a função Constitucional de lutar pelos interesses de toda a categoria econômica por nós representada e não somente uma parcela menor dela.

SINDETUR-SP".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS