Diego Verticchio   |   13/03/2013 17:09

Missão que avalia candidatura da Expo 2020 está no País

A visita é fundamental para a escolha da cidade que irá sediar a Exposição Universal de 2020 (Expo 2020), evento que é referência mundial em arte, educação, design, comércio e turismo

AGÊNCIA BRASIL - O governo de São Paulo acompanhou hoje (13) a missão de inspeção da equipe do Bureau Internacional de Exposições (BIE), que está na capital federal.

A visita é fundamental para a escolha da cidade que irá sediar a Exposição Universal de 2020 (Expo 2020), evento que é referência mundial em arte, educação, design, comércio e turismo. A capital paulista é uma das candidatas a sede do evento. A equipe se encontrará com autoridades do governo federal, inclusive está prevista reunião com a presidenta Dilma Rousseff.

O documento resultante da visita da delegação do BIE é considerado relevante para os delegados dos países votantes. A eleição será em novembro em Paris. São Paulo concorre com Ekaterinburgo, na Rússia; Izmir, na Turquia; Dubai, nos Emirados Árabes e Ayutthaya, na Tailândia.

Durante a manhã, a equipe do BIE e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se reuniram com os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para discutir a renovação do engajamento à candidatura e acertar detalhes da gestão política.

Ainda estão previstos encontros com a presidenta da República, Dilma Rousseff, e com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhados da bancada de São Paulo.

A Expo 2020 é o terceiro maior evento mundial, ficando atrás apenas da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, considerado o impacto cultural e econômico, e ocorre a cada cinco anos. O tema escolhido por São Paulo é “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”, que pretende estimular a criação de projetos de inovação, novas políticas sociais e econômicas.

Se São Paulo for escolhida como sede da Expo 2020, será a primeira cidade da América Latina a sediar o encontro. A expectativa é que 25 a 30 milhões de visitantes passem pela exposição durante os seis meses de duração, de 15 de maio a 15 de novembro de 2020.

A última Expo ocorreu em 2010, em Xangai, e teve a participação de 190 países, 50 organizações internacionais e 73 milhões de visitantes. A próxima será em Milão, na Itália, em 2015.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS