Rafael Carreira   |   13/08/2013 12:20

Mapa do turismo brasileiro será redesenhado pelo MTur

O Programa Nacional de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur), vai redesenhar o mapa turístico do País. As novas diretrizes do programa priorizam a gestão descentralizada das regiões, investimentos em qualificação profissional e infraestrutura.

O Programa Nacional de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur), vai redesenhar o mapa turístico do País. Além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros com potencial devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair o turista nos próximos anos.

As novas diretrizes do programa priorizam a gestão descentralizada das regiões, investimentos em qualificação profissional e infraestrutura. Ao todo são nove premissas. “A missão é ordenar o território em regiões turísticas, identificando fraquezas e pontos fortes”, afirma o coordenador de regionalização do ministério, Jun Yamamoto.

Os Estados têm até 2 de setembro para entregar os novos mapas de regionalização. Até o momento, apenas Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais já apresentaram os projetos. Assim que o novo mapa for concluído, o MTur classificará o nível de desenvolvimento (que varia de 1 a 3) de cada uma das regiões turísticas e definirá as necessidades de investimento de cada localidade.

Tópicos relacionados