Rafael Carreira   |   31/01/2014 16:22

Portaria do MTur regula atuação e formação de guias

O Ministério do Turismo (MTur), por meio da portaria 27/2014, definiu a carga horária do curso de formação, os tipos de trabalho e como podem atuar os guias de turismo no País. A portaria foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.

O Ministério do Turismo (MTur), por meio da portaria 27/2014, definiu a carga horária do curso de formação, os tipos de trabalho e como podem atuar os guias de turismo no País. “Havia alguns pontos que precisavam ser melhorados e atualizados”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira. A portaria foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, para se tornar um guia de turismo, os profissionais devem ser residentes no País (brasileiros ou estrangeiros), além de passar por curso técnico de formação profissional e apresentar cópia de diploma de curso de idioma ou exame de proficiência, quando forem cadastrados como guia de excursão internacional. Também devem portar um crachá de identificação durante a atividade e ter registro no MTur, por meio do Cadastur. Atualmente 10.625 guias estão registrados.

“A formação dos guias passa a ser a definida pelo Ministério da Educação (MEC)”, diz Vieira. De acordo com o MEC, o curso técnico exigido deve ter 800 horas. A nova portaria também define as subcategorias da profissão: guia regional, de excursão nacional, de excursão internacional ou especializado em atrativo turístico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS