Artur Luiz Andrade   |   15/09/2014 11:28

MTur apoia venda de produtos turísticos nacionais

Há três meses e meio como diretora de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Luciana Fernandes, conhecida por seu trabalho na Empetur, tem o desafio, definido pelo ministro Vinicius Lages, de reaproximar o MTur do trade.

Há três meses e meio como diretora de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Luciana Fernandes, conhecida por seu trabalho na Empetur, tem o desafio, definido pelo ministro Vinicius Lages, de reaproximar o MTur do trade. Mais especificamente, da força de vendas do setor. “O ministério estava focado em promover seus programas, como o Viaja Mais, e estava distante da comercialização. Nossa meta agora é ter como foco o apoio à comercialização”, disse ela, em visita à sede da PANROTAS, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira.

A campanha #partiubrasil foi a primeira ação dentro desse apoio às vendas e hoje operadoras como Visual, Trend, Azul Viagens, MGM, CVC, Tam Viagens, entre outras, continuam usando o material dado pelo ministério. O Fohb e a Braztoa também apoiaram a iniciativa, que visa estimular as viagens dos brasileiros pelo Brasil. "A rede Bourbon fez uma ação linda na internet", conta Luciana.

O ministro participa amanhã de uma coletiva de imprensa com a Abav, para apresentar ações para a Feira da Abav, que começa dia 24, em São Paulo. “O Partiu Brasil continua em feiras como Abav, Gramado e João Pessoa, mas também teremos ações especiais de valorização do produto nacional. Uma das ações será o Café Brasil, com cafés gourmets das cinco regiões do País. O trade e o público poderão conhecer mais sobre nossas regiões por meio do café”, explica. Ainda na Abav, o ministro Vinicius Lages lança o documento referencial, plano estratégico para os próximos quatro anos.

PESQUISA
Além das feiras (o MTur não pode fazer mídia devido ao período de eleições), o ministério prepara uma pesquisa para saber os hábitos de consumo do viajante brasileiro (e até do não viajante). Esses dados vão embasar o novo plano de marketing do MTur. Tanto a pesquisa quanto o plano devem ser divulgados em dezembro. “Temos a missão de deixar tudo planejado e amarrado para os próximos anos, não importando quem assuma a pasta no próximo governo”, disse Luciana.

Já com a pesquisa em mãos, o MTur deve colocar no ar uma campanha de verão, com dicas para que o passageiro saiba comprar o Brasil. “Da antecedência aos tipos de produto, das comparações de viagens similares aos nichos, queremos mostrar as possibilidades do Brasil para o viajante”, continuou Luciana. “Temos produtos fantásticos no País, como o Cais do Sertão, em Pernambuco, o Museu Pelé, em Santos, em ter tantos outros, e o brasileiro precisa descobri-los”, finalizou.

COMUNICAÇÃO
O chefe da Ascom do MTur, Rodrigo Bauer do Carmo, que esteve na visita ao PANROTAS esta manhã, anunciou também que toda a comunicação (com a imprensa e o público) será unificada, com mudanças no site e a criação de um selo de agência de notícias. Um banco de imagens oficial também está sendo organizado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.