Diego Verticchio   |   11/09/2014 14:07

MTur quer incluir cervejas em roteiros turísticos

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo Ibope mostra que pelo menos 64% dos brasileiros preferem a cerveja na hora de celebrar suas festas e comemorações

O Ministério do Turismo (Mtur) tem mapeado as principais cervejas artesanais com objetivo de incluir a bebida em roteiros turísticos, a exemplo do que aconteceu com o turismo das vinícolas, que já estão presentes no pacote de viagens do brasileiro. Recentemente o ministro do Turismo, Vinicius Lages, esteve em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, visitando as instalações da cervejaria Vila St Gallen, para conhecer o polo cervejeiro da região e o projeto da Rota Cervejeira.

O Estado do Rio, por exemplo, está investindo no projeto da Rota Cervejeira, um circuito que interliga os produtores de cerveja da região, incluindo as micros e grandes cervejarias, e ainda os bares e pubs que produzem a própria cerveja no local. Os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim também estão integrados a esta rota.

Outras cidades como Belo Horizonte, São Paulo, além de Ribeirão Preto, Manaus, Distrito Federal, e algumas cidades do Espírito Santos também têm produção de cervejas artesanais. De acordo com dados Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal, a produção no país chega a cerca 13,4 bilhões de litros, embora boa parte delas seja industrializada.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo Ibope mostra que pelo menos 64% dos brasileiros preferem a cerveja na hora de celebrar suas festas e comemorações. O mercado das artesanais, no entanto, ainda está em crescimento no Brasil.

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