Diego Verticchio   |   03/12/2014 10:56

Embratur irá focar promoção na América do Sul em 2015

Mais do que turistas, a Copa do Mundo trouxe para o Brasil uma nova percepção na promoção do destino. Com base em pesquisas feitas durante e pós o torneio, a Embratur replanejou seu foco de atuação para 2015 e irá dar mais atenção à América do Sul

Mais do que turistas, a Copa do Mundo trouxe para o Brasil uma nova percepção na promoção do destino. Com base em pesquisas feitas durante e pós o torneio, a Embratur replanejou seu foco de atuação para 2015 e irá dar mais atenção à América do Sul.

A mudança de estratégia se deu com base no resultado das pesquisas e principalmente no grande fluxo de turistas provenientes do continente americano, com foco maior na América do Sul. “A pesquisa nos indicou este novo rumo. A quantidade de turistas sul-americanos foi muito grande. Eles invadiram no bom sentido o Brasil”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto (foto), garantindo que tradicionais mercados, como Estados Unidos, continuarão tendo uma promoção intensificada.

Com essa nova “repaginação”, a Embratur retoma em 2015 com o programa Goal to Brasil, tendo como viés os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. A ação também terá um foco maior na América do Sul.

“Vamos adotar um modelo parecido com o europeu de investir mais fortemente nos destinos vizinhos. É claro que a geografia europeia favorece muito mais do que a nossa, mas temos reparado que a cada ano mais turistas sul-americanos vêm ao Brasil e queremos que esse número cresça ainda mais”, disse Vicente Neto.
Para ajudar na promoção, a Embratur irá reforçar os Comitês Visit Brasil, um grupo articulado entre o próprio instituto e embaixadas brasileiras. O modelo adotado no Peru, que funciona em parceria com o trade local, tem gerado bons resultados e deve servir de molde para este reforço.

Balanço 2014
Os números finais de quantos turistas o Brasil recebeu em 2014 só serão conhecidos em 2015, mas é bem provável que o Brasil passe novamente a barreira dos 6 milhões de visitantes estrangeiros e bata um novo recorde. Mais importante do que a quantidade de turistas, no entanto, é a entrada de divisas e a expectativa da Embratur é que o Brasil tenha mais de US$ 6,7 bilhões de divisas registrado em 2014.

“A entrada de divisas internacionais com turistas estrangeiros é maior do que a entrada de divisas com a indústria automobilística. E não poluímos o meio ambiente”, concluiu Vicente Neto. Atualmente, a indústria do turismo emprego oito milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do MTur.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS