Diego Verticchio   |   03/12/2014 15:05

Modelo da Embratur não dá mais, afirma Vicente Neto

A afirmação é do presidente da entidade, Vicente Neto, que nesta manhã esteve no Rio de Janeiro para o seminário “Copa 2014, Legados para o Brasil”. Para ele, dois modelos são possível: aumentar e modernizar o escopo da autarquia ou transformar a Embratur em uma agência

O modelo atual da Embratur, que atua como autarquia, está ultrapassado e é preciso mudar, aperfeiçoar. A afirmação é do presidente da entidade, Vicente Neto (foto), que nesta manhã esteve no Rio de Janeiro para o seminário “Copa 2014, Legados para o Brasil”. Para ele, dois modelos são possível: aumentar e modernizar o escopo da autarquia ou transformar a Embratur em uma agência.

Uma equipe do Instituto de Promoção Turística já está finalizando um estudo com prós e contras dos dois modelos e a ideia é apresentar ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, defensor da ideia, e ao novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que tomou posse na última semana.

Para Vicente, a criação de uma agência iria transformar a Embratur em uma empresa nos moldes da Atout France ou Visit Britain, por exemplo.
No entanto, demandaria uma realocação dos servidores. Entre os benefícios, Vicente Neto destacou a possibilidade de diálogo com o mercado para parcerias público-privadas (PPP). Já no caso de aumentar o escopo da autarquia, o presidente da entidade lembrou que será preciso mudar algumas regras afim de garantir que se possa fazer parcerias público-privadas.

“Temos pressa e queremos deixar tudo encaminhado para o novo ministro do Planejamento. É preciso mudar, não dá mais para manter o modelo atual”, complementou.

A ideia da mudança foi levada para a Reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNC), que foi realizada na última sexta-feira, em Maceió, e segundo Vicente Neto foi aceita por todos os membros. “Não houve quem fosse contra. Toda o trade está com a gente, pois eles entendem que a mudança é necessária”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS