Karina Cedeño   |   18/03/2015 08:48

Fornatur quer fim de visto para americanos

Hoje, em entrevista à PANROTAS, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, falou sobre suas metas como presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur).

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, conversou com o Portal PANROTAS sobre suas metas à frente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur). Ele foi eleito há poucos dias e é um dos novos secretários estaduais de Turismo, que tomaram posse este ano.

“Primeiramente, precisamos unificar o fórum, tornado-o independente do Instituto do Fornatur (Infórum), ao qual está vinculado. Estamos finalizando o processo de criação da CNPJ para que o fórum tenha estrutura executiva de atuação e possibilidade de captação de recursos. Em segundo lugar, precisamos fortalecer o diálogo constante com o governo federal, com o Ministério do Turismo e a Embratur, além do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, já que boa parte dos trabalhadores que atuam na área de turismo fazem parte de micro e pequenas empresas."

O dirigente também citou como objetivo trabalhar pelo fim a necessidade do visto para que os norte-americanos ingressem no Brasil. “Hoje os Estados Unidos são os principais emissores de turistas para o Brasil, e a alta do dólar favorece ainda mais a presença deles em nosso País. Essa desburocratização do visto favoreceria muito a vinda destes turistas para cá”, diz.

Nos últimos três anos, segundo ele, houve um aumento no número de turistas no Brasil, de cinco milhões para 6,8 milhões. “É pouco, perto do potencial que o País tem para atrair turistas. É preciso ter uma visão estratégica da necessidade de se investir mais no turismo, já que ele pode ser a forma mais rápida e criativa de gerar emprego e renda”.

No que diz respeito ao trabalho do Fornatur este ano, Recena pretende estabelecer uma pauta objetiva junto aos secretários estaduais de Turismo. “No Fornatur, cada secretário tem as suas metas, mas precisamos encontrar uma em comum a todos. Este será um dos objetivos de nossa primeira reunião de trabalho, que será realizada na WTM Latin America, em abril”, adianta.

ALTA EXPECTATIVA
O presidente do Fornatur mantém uma alta expectativa quando o assunto é a Olimpíada do Rio de Janeiro. “Tomando por base a Copa do Mundo, que no ano passado favoreceu muito o País e teve mais de 80% de aprovação pelos turistas, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, acredito que a Olimpíada favorecerá ainda mais este cenário. Além do Rio de Janeiro, serão mais cinco cidade-sede (São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e Brasília), o que favorece a visitação e a divulgação destes destinos”, finaliza.

Tópicos relacionados