Artur Luiz Andrade   |   28/05/2015 08:24

US Travel condena revisão de acordo de céus abertos

O presidente da US Travel Association, Roger Dow, que no próximo domingo, 31, dá o pontapé inicial no IPW 2015, em Orlando, na Flórida, disse à imprensa americana que lamenta que três companhias aéreas de seu país "tenham decidido trilhar esse caminho de pedir a revisão da política de céus abertos

ORLANDO - O presidente da US Travel Association, Roger Dow, que no próximo domingo, 31, dá o pontapé inicial no IPW 2015, em Orlando, na Flórida, disse à imprensa americana que lamenta que três companhias aéreas de seu país (American, Delta e United) "tenham decidido trilhar esse caminho de pedir a revisão da política de céus abertos dos EUA". As empresas americanas querem que o governo comprove supostos subsídios pagos pelos governos dos Emirados Árabes e do Catar às empresas Emirates, Etihad e Qatar, o que configuraria quebra do acordo e concorrência desleal.

Dow não concorda com os argumentos e diz que a política de céus abertos é fundamental para o futuro do turismo e da economia do país que quer chegar a 100 milhões de visitantes estrangeiros em 2021 (hoje são 75 milhões, com divisas de US$ 180 bilhões).

Segundo a US Travel Association, as passagens aéreas em rotas atingidas pelos céus abertos são 32% mais baratas que em rotas reguladas. "Os céus abertos trazem concorrência e mais oferta", afirma Roger Dow.

Ainda segundo ele, destinos como Dallas, Detroit, Las Vegas, Memphis, Minneapolis, Portland e Salt Lake City tinham serviços internacionais inexistentes ou limitados antes da política de céus abertos.

O Portal PANROTAS viaja a convite do IPW 2015, Sea World e Tam, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.