Da Redação   |   28/09/2015 16:25

Cunha: CPMF não deve voltar a tempo de gerar superávit

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse não acreditar que uma possível aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Congresso Nacional possa vir a tempo de gerar superávit em 2016.

DA AGÊNCIA BRASIL

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse não acreditar que uma possível aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Congresso Nacional possa vir a tempo de gerar superávit em 2016. O processo legislativo necessário para a implementação da taxa justificou a declaração de Cunha.

"É impossível estar em vigor em 2016 a ponto de gerar o superávit", disse o deputado, que considera "difícil" o imposto ser aprovado pelos parlamentares. O político explicou que a CPMF precisará ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara ao longo de 90 dias. Após esse processo, a contribuição será discutida em uma comissão especial por mais 90 dias. "Tem o recesso (parlamentar), a votação em dois turnos (no plenário) e depois vai para o Senado, para ter o mesmo rito", esclareceu.

O presidente da Câmara afirmou ainda que o governo precisa "cortar despesas de verdade para tentar conversar com a sociedade sobre o que precisa fazer a mais para tentar manter um superávit". E concluiu: "se o governo está lastreado na CPMF para fazer o seu ajuste fiscal e acha que é isso que vai controlar suas contas públicas, elas não se controlarão".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11169 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS