Hugo Okada   |   02/09/2015 18:41

Polêmica do Uber continua na Câmara dos Deputados

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou uma assembléia ontem (1) a fim de discutir a legalidade do aplicativo Uber, que conecta motoristas e passageiros.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou uma assembléia ontem (1) a fim de discutir a legalidade do aplicativo Uber, que conecta motoristas e passageiros. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Táxi, Edmilson Americano, disse que “o aplicativo de empresa americana está achincalhando as leis brasileiras”.

LEIA TAMBÉM
“Vai ter morte”, afirma presidente da Simtetaxis sobre Uber

Americano valeu-se do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9505/97) que determina que só pode haver transporte de passageiros se o veículo for licenciado para os devidos fins para justificar o pedido de que o aplicativo seja tirado do ar, alegando ainda que o mesmo começou a operar no País ilegalmente.

O diretor-presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra da Silva, também classificou o aplicativo de “afronta às autoridades” por funcionar sem regulamentação. Na sua opinião, as prefeituras das cidades “têm competência para regulamentar o serviço, não sendo necessária legislação federal sobre o assunto”.

O OUTRO LADO
“Não observo qualquer ilegalidade na existência do aplicativo, sob a ótica da Constituição ou do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14). Ele agrega prestação de serviço à sociedade”, opinou o promotor de justiça do Estado de Minas Gerais, Geraldo Ferreira da Silva.

Segundo ainda Silva, “a sociedade não está satisfeita com o serviço prestado, senão ela não estaria revoltada com os taxistas e se manifestando nas redes sociais. Não é o Uber que está fazendo isso. É a sociedade que está insatisfeita com o serviço”.

O deputado que solicitou a audiência, Laudívio Carvalho (PMDB-MG) também compartilha a opinião de que o serviço é ilegal, mas ressaltou que é preciso assegurar o direito de ir e vir dos motoristas do Uber e seus passageiros. “Tenhamos calma, não podemos partir para a agressão física”, recomendou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Hugo Okada

Hugo Okada tem 4257 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS